Madeira

PCP exige esclarecimentos sobre apoios aos agricultores pelos danos causados pelo pombo torcaz

None

O eurodeputado João Ferreira exige à Comissão Europeia a necessidade de esclarecimentos sobre eventuais apoios compensatórios aos agricultores pelos danos causados pelo pombo torcaz, uma espécie endémica com estatuto especial de proteção.

Além de pretender a informação oficial sobre a situação daquela espécie na Região Autónoma da Madeira, o objectivo do PCP, neste questionamento das instituições da União Europeia, é o de apurar formas de apoio aos produtores agrícolas que, cada vez mais, reclamam face à destruição da produção e quebra de rendimentos, devido à presença destrutiva do pombo nos campos agrícolas.

"O  PCP já reuniu com agricultores que alegam de pouco servir tudo quanto o Governo Regional da Madeira diz fazer para afugentar o pombo trocaz das zonas agricultáveis. A verdade é que todas as estratégias até hoje implementadas pelo Governo Regional para minimizar danos aos agricultores foram fracassadas e o pombo trocaz continua a ter um impacto devastador para a agricultura familiar na ilha da Madeira", refere.

Através das perguntas colocadas pelo eurodeputado à Comissão Europeia espera o PCP obter esclarecimentos que contribuam para uma melhor defesa dos direitos dos agricultores que, no seu entender, "estão a ser duramente prejudicados e que não encontram da parte do Governo Regional da Madeira vontade política para atender à justa reclamação dos produtores agrícolas".

Fechar Menu