Coronavírus Mundo

Primeiro lote de mil vacinas vai ser enviado para a Faixa de Gaza

None

O primeiro lote de mil vacinas contra o novo coronavírus vai ser enviado para a Faixa de Gaza, disseram hoje as autoridades israelitas que tinham bloqueado o fornecimento ao território palestiniano.

"Hoje de manhã, quarta-feira, mil vacinas Sputnik-V oferecidas pela Rússia (...) foram transferidas pela Autoridade Palestiniana para a Faixa de Gaza", disse hoje o Cogat, o organismo israelita responsável pelas operações civis nos territórios palestinianos.

"As vacinas estão prestes a passar pela fronteira de Erez", que separa o território israelita do enclave palestiniano, disse o mesmo departamento.

Israel bloqueou, na segunda-feira, a entrada de um primeiro carregamento de vacinas que as autoridades palestinianas estavam a tentar enviar da Cisjordânia.

Deputados israelitas pediram que a entrega das vacinas fosse condicionada ao regresso de dois civis ao território e dos corpos de dois soldados retidos na Faixa de Gaza, tendo organizações não-governamentais acusado Israel de impor um "castigo coletivo" e de não cumprir "obrigações legais e morais".

Bloqueado por terra, mar e ar desde 2007, o enclave palestiniano tem apenas um ponto de passagem de mercadorias, controlado por Israel.

Até agora, o impacto da pandemia de covid-19 no enclave palestiniano provocou a morte a 538 pessoas e registaram-se 55.000 casos dos quais cerca de 2.300 permanecem ativos sendo que as autoridades temem um novo pico de infeções.

Fechar Menu