Madeira

Três cruzeiros 'enchem' o Porto do Funchal este domingo

Dois mega-iates reforçam as atenções sobre a baía

None
foto RDF

O Porto do Funchal, neste primeiro domingo de Dezembro, apresenta-se bem composto com três navios de cruzeiros acostados, dois gigantes no Cais Sul, o ‘Mein Schiff 3’ e o ‘Queen Elizabeth’, e outro no Cais Norte, o ‘Viking Sea’.

Destaque para o ‘Mein Schiff 3', que regressou ao Porto do Funchal ao fim da noite desta sexta-feira – acostou pelas 23:15 - com 1761 passageiros e 830 tripulantes, a bordo.

Proveniente de Santa Cruz de Tenerife, o navio pernoitou este fim-de-semana na Madeira, devendo partir ao início da tarde deste domingo, com saída agendada para as 14h00, com destino a Lanzarote.

À frente deste, no Molhe da Pontinha, acostou esta manhã, era ainda noite – às 06:45 – o paquete britânico ‘Queen Elizabeth’, que tinha chegada programa apenas para o final da tarde.

Proveniente de Southampton, em Inglaterra, este cruzeiro não só antecipou a chegada, como também a partida, com destino a Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias. A escala inicialmente prevista no Funchal contemplava a pernoite deste navio até amanhã às 16:00, mas de acordo com a informação dos Portos da Madeira – APRAM no que diz respeito ao movimento de navios, o ‘Queen Elizabeth’ deverá deixar o Porto do Funchal já hoje ao anoitecer – 18:00 – antecipando assim em 24 horas a escala inicialmente prevista.

Quem também entrou no Porto do Funchal ao início desta manhã foi o navio de cruzeiro ‘Viking Sea’, ‘amarrado’ ao Cais Norte – Terminal 6.

Chegou pelas 08:00, proveniente de Casablanca, Marrocos, e tem saída prevista ao ‘acender das iluminações natalícias que decoram a cidade (18:00), para viagem transatlântica rumo a Philipsburg, a capital da ilha caribenha de São Martinho.

O movimento de navios não muito habitual ao domingo sobressai hoje também no que diz respeito a iates de ‘encher o olho’.

O mega-iate de luxo ‘Anastasia’ faz escala técnica no Funchal em viagem transatlântica. Chegou de Gibraltar, pelas 10:00, e não deverá permanecer fundeado mais de três horas, a cumprir a estimativa de deixar o Funchal, rumo a Palme Beach, na Flórida, EUA, já pelas 13:00.

Ainda hoje está prevista a chegada ao Funchal de outro mega-iate de luxo, o ‘Silver Fox’, para uma curta paragem de 5 horas. Igualmente proveniente de Gibraltar e com destino a Nassau, capital das Bahamas, é aguardado fazer escala no Funchal entre as 15 horas e as 20 horas.