Madeira

Projecto Erasmus+ leva dois professores e cinco alunos da HBG à Turquia

None

O projecto 'You are my Challenge' do programa europeu ERASMUS+ levou dois professores e cinco alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia a Istambul, na Turquia. 

A deslocação tem a duração de uma semana, sendo que os alunos partem hoje, 4 de Dezembro, e regressam no próximo sábado, dia 11. O projecto teve início em Setembro de 2019 e conta com cinco países parceiros: Letónia; Países Baixos; Turquia, Portugal e Roménia, sendo este último, o coordenador europeu do projecto que visa sensibilizar alunos, entre os 12 e os 15 anos, para o desenvolvimento de competências que permitam viver um estilo de vida saudável e reconhecer os comportamentos aditivos e as suas consequências.

A abertura de horizontes que este tipo de contacto internacional propicia, facilita aos envolvidos um entendimento de que as diferenças afinal nos aproximam, e que, colaborando, se concretizam novos produtos e se melhoram as competências de comunicação. Reforça-se também o factor promocional da imagem, da competência, da capacidade comunicacional e relacional da escola, bem como a sua marca de identidade além-fronteiras. Helena Borges, coordenadora do Clube Europeu HBG

Durante esta semana, os alunos terão a oportunidade de assistir às aulas e de registarem as suas próprias opiniões sobre as vivências numa escola estrangeira. Desenvolverão e apresentarão trabalhos em colaboração com os outros parceiros europeus, participarão em actividades práticas relacionadas com a temática em foco nesta mobilidade, 'alcohol addiction', em português dependência de álcool, o alcoolismo. 

Ainda numa perspectiva sociocultural, os alunos e professores terão a oportunidade de conhecer a Mesquita azul e o TopKapi Palace, entre outras referências da capital e da cultura turca.