Madeira

Escola Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade recebeu parceiros europeus

None

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário, no âmbito do projecto europeu ERASMUS + KA2 'Playing with Maths', recebeu, na semana de 21 a 27 de Novembro, os parceiros europeus da França, Grécia, Turquia e Croácia.

O programa de cinco dias contou com a sessão de abertura naquele escola em que os alunos anfitriões receberam os seus colegas e os respectivos professores com uma apresentação multimédia da Ilha da Madeira à qual se juntou uma actuação musical e um flashmob.  Tiveram oportunidade de ser integrados nas turmas, conhecer toda a escola e participar em actividades lectivas e de enriquecimento curricular. Seguiu-se uma visita cultural a Câmara de Lobos, Museu da Imprensa e passeio pela cidade. Na praia, puderam jogar jogos relacionados com cálculo e estratégia.

O segundo dia foi passado no Funchal, onde visitaram vários museus e subiram de Teleférico ao Monte para visitar o Jardim Tropical. Nesta viagem, foi possível calcular alturas e distâncias.

No terceiro dia, os visitantes foram recebidos na Câmara Municipal da Ribeira Brava, pelo executivo camarário, o qual ofereceu o almoço tradicional madeirense aos visitantes.  A tarde foi dedicada ao 'Casino da Matemática' na escola.

No quarto dia, foram conhecer a Zona Velha e a parte Histórica da Cidade, num passeio orientado e guiado, em que os alunos calcularam o número de passos, usando os pedómetros e fizeram a contagem das portas pintada na Zona Velha. O dia terminou com o jantar de despedida, onde os parceiros trocaram ofertas, presentes  representativos da cultura e tradições dos respectivos países. O país anfitrião agraciou os visitantes com algumas ofertas gentilmente cedidas pelos parceiros que colaboraram com o projecto.

No último dia, todos os alunos e professores envolvidos no projecto viajaram até S. Vicente e Porto Moniz, onde puderam mergulhar nas piscinas naturais, assim como visitar o Aquário da Madeira. O dia terminou com o campeonato de petanca, um jogo onde é possível também calcular distâncias, envolver a geometria, assim como estimular a estratégia e o cálculo matemático.