Madeira

Concurso para obras de reabilitação do Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça lançado hoje

A obra deverá ter início entre Abril e Maio do próximo ano e representará um investimento de 2.300.000,00€ do Governo Regional da Madeira

None
Foto Arquivo

O procedimento de contratação pública para a obra de reabilitação do Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça foi lançado hoje, dia 21 de dezembro. A obra deverá ter início entre abril e maio do próximo ano, será executada num prazo máximo de 180 dias e representará um investimento de 2.300.000,00€ do Governo Regional da Madeira.

Recorde-se que o Conselho de Governo, de 25 de novembro de 2021, autorizou a realização da despesa inerente a estas obras de reabilitação, de forma a garantir a sua operacionalidade até à conclusão da construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira.

“Neste momento, e enquanto decorrem as obras do Hospital Central e Universitário da Madeira, importa capacitar o atual Hospital Dr. Nélio Mendonça das melhores condições físicas e, com esta intervenção, iremos proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais de Saúde, permitindo uma melhoria nos cuidados de Saúde a prestar à população”, salienta o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.

Inaugurado a 9 de setembro de 1973, os quase cinquenta anos de existência do Hospital Dr. Nélio Mendonça são notórios em algumas áreas hospitalares. O bloco operatório é uma das zonas que urge reabilitar, de forma a torná-lo capaz a responder às exigências regulamentares cada vez mais rigorosas e continuar a exercer todo o ato médico em segurança.

Atualmente, o Bloco Operatório ocupa uma área de 1.398,90 m² e será reestruturado/remodelado com vista a um melhor funcionamento. O seu espaço será ampliado em cerca de 360 m2.

A fase inicial da obra contemplará as demolições e desmontes de toda a zona de intervenção no piso 1, incluindo a desativação das instalações técnicas, as quais serão integralmente reabilitadas e beneficiadas, nomeadamente ao nível das instalações, equipamentos e sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado e das redes de gases medicinais (Oxigénio, Ar medicinal, Protóxido de Azoto e Dióxido de Carbono). Os revestimentos de todos os compartimentos serão substituídos na totalidade.

As sete salas do bloco mantêm o seu espaço físico, porém serão remodeladas na totalidade, sendo substituídos todos os seus revestimentos e alguns equipamentos que já se encontram inoperacionais. As portas de acesso a este espaço serão substituídas por portas com sensor de proximidade, automáticas e herméticas, de forma a garantir a assepsia do espaço. As zonas de recobro também serão totalmente remodeladas com a inclusão de novas calhas hospitalares e biombos dobráveis, robustos e resistentes a impacto e de fácil desinfeção.

Para além das obras no interior do bloco operatório, será também intervencionada toda a zona da sua cobertura, com a revisão da impermeabilização, a substituição das chapas da cobertura e a substituição dos equipamentos que já não se encontrem operacionais.

Ao nível das fachadas, serão também implementadas algumas alterações com a substituição dos vãos em madeira, ou até com o refechamento dos mesmos, de forma a tornar-se funcional o espaço interior. De igual forma será pintado o exterior deste bloco.