Madeira

GR lançou hoje o concurso para a 2.ª fase da construção do novo Hospital

O Governo Regional pretende que a 2.ª Fase arranque em Setembro de 2022

None

O Governo Regional lançou esta sexta-feira, 17 de Dezembro, o concurso público para a empreitada ‘Hospital Central e Universitário da Madeira – 2.ª Fase - Estruturas e Espaços Exteriores’, na sequência da determinação e aprovação do Conselho de Governo, ocorridas a 25 de Novembro.

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, já havia anunciado, na discussão do ORAM 2022, que este concurso seria lançada ainda esta semana. A segunda fase contemplará os trabalhos de estruturas, alvenarias e espaços exteriores e terá como preço base 75 milhões de euros + IVA, com um prazo de execução de dois anos.

Nesta segunda fase, o Governo Regional não pretende submeter à concorrência trabalhos com uma forte dependência de materiais que necessitam ser importados, "considerando a instabilidade que se vive no mercado, com o aumento galopante dos preços das matérias-primas de construção". Desse modo, os trabalhos previstos para esta fase da construção do novo hospital têm em consideração todos estes condicionalismos impostos, impactos que a pandemia trouxe ao sector da construção civil. “Por termos esta consciência, pretendemos fasear a obra desta forma até ao mercado estabilizar”, explica Pedro Fino.

As propostas deverão ser entregues até 23 de Fevereiro de 2022, após o qual será dado início à análise das propostas entregues, conducente à contratualização da empreitada, que o Governo Regional prevê que ocorra no início do segundo semestre de 2022. O processo será então submetido à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

A 1.ª Fase da obra, correspondente à ‘Escavação e Contenções Periféricas’ está no terreno deste Maio de 2021. O Governo Regional pretende que a 2.ª Fase arranque em Setembro de 2022.

“O avanço de mais uma fase para a construção do HCUM vem demonstrar o compromisso e a resiliência deste Governo Regional para a concretização desta obra de inegável importância para todos os madeirenses”, salienta o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas.