Patrocinado Instituto de Desenvolvimento Regional

Fundos europeus na Região Autónoma da Madeira

Instituto de Desenvolvimento Regional divulga dados sobre a aplicação dos fundos europeus na Região.

None Ver Galeria

O Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira 2014-2020, designado por “Madeira 14-20”, é um Programa de apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu no âmbito do objetivo de Investimento no Crescimento e no emprego para a Região Autónoma da Madeira. Programa Madeira 14-20 (gov-madeira.pt)

A arquitetura dos Eixos Prioritários do “Madeira 14-20” e os objetivos específicos associados às Prioridades de Investimento selecionadas, refletem as opções estratégicas regionais do CompromissoMadeira@2020 - Documento de Orientação Estratégica - (PDES – 2014-2020) e encontram-se alinhadas com as prioridades da Estratégia Europa2020 do Plano Nacional de Reformas e do Acordo de Parceria – Portugal 2020, no enquadramento dos domínios temáticos da Competitividade e Internacionalização, da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, do Capital Humano e da Inclusão Social. (https://www.idr.madeira.gov.pt/Portal/Upload/Anexos/Brochura_Madeira_14-20.pdf)

Uma das principais áreas de intervenção do Programa é operacionalizada através do Eixo 3 – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas (PME), que tem como principais objetivos:

· A promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, designadamente através de viveiros de empresas (FEDER).

· Desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização (FEDER).

· Apoio à criação e alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços (FEDER).

São domínios de intervenção cruciais para a afirmação da economia madeirense na economia global, dos quais se esperam contributos para, numa perspetiva de longo prazo, estimular a integração nas cadeias de valor internacionais de forma a captar dinâmicas geradoras de riqueza, emprego e bem-estar. A criação de condições para a afirmação das empresas regionais no mercado global é um objetivo de grande importância que passa em larga medida pelo incentivo ao seu crescimento, que deve ser orientado para o aumento do valor acrescentado para ultrapassar de forma sustentada os sobrecustos suportados pelas empresas regionais no desenvolvimento da sua atividade, com realce, para os custos de transporte de matérias e produtos.

Fique a conhecer o impacto do Programa Operacional Madeira 14-20 na Região, com alguns dos números da área Competitividade e Internacionalização. #madeira1420 #idrmadeira

https://www.facebook.com/idrmadeira/videos/1019176175316752