Madeira

Ribeira Brava aprova orçamento municipal para 2022 no valor de 18 ME

None

A Assembleia Municipal da Ribeira Brava, na Madeira, aprovou o orçamento municipal para 2022, no valor de 18 milhões de euros, mais 2,2 milhões em relação ao deste ano.

Em comunicado, o município da Ribeira Brava, localizado na zona oeste da ilha, salienta que as prioridades do próximo orçamento municipal, o primeiro do novo mandato autárquico, são a reabilitação urbana, a criação de acessibilidades a terrenos agrícolas e os apoios na área social e no domínio da habitação.

A autarquia destaca, igualmente, que o documento mantém o "foco na vertente educacional, na cultura, no desporto e no desenvolvimento económico local", acrescentando que "a grande aposta deste orçamento está no investimento e não na despesa corrente".

A Câmara da Ribeira Brava, liderada por Ricardo Nascimento (do movimento Ribeira Brava em Primeiro, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP), refere que o executivo "terá em atenção o equilíbrio financeiro, bem como o contínuo apoio no combate à pandemia da covid-19".

Dos 18 ME, cerca de seis milhões de euros serão investidos nas áreas da reabilitação urbana e para melhorar as acessibilidades no concelho.

Nestas áreas, a Câmara Municipal destaca intervenções como a reabilitação da zona histórica da vila da Ribeira Brava, a requalificação e ampliação do cemitério do Campanário, assim como a transformação da escola do 1.º ciclo do Lugar da Serra num centro multifuncional de apoio à população e ao associativismo local.

No domínio da habitação, o executivo realça o projeto de "conversão da antiga escola do Porto da Ribeira em habitações de primeira necessidade, criando seis apartamentos (2 apartamentos tipologia T2 e 4 tipologia T1)".

Por outro lado, na Educação, serão investidos 400 mil euros, indica o executivo, sublinhando que essa verba "inclui o pagamento de 40% da mensalidade da creche e jardim de infância, a cedência gratuita de manuais escolares e manuais digitais, a oferta de material escolar e a atribuição de bolsas de estudo, entre outras ajudas".

A autarquia vai também gastar 650 mil euros em apoios sociais, 800 mil nas áreas da Cultura e do Desporto, assim como 200 mil euros nos apoios às juntas de freguesia.

O orçamento municipal da Ribeira Brava para 2022 foi aprovado na Assembleia Municipal com a abstenção do PS e os votos favoráveis do movimento RB1 (apoiado pelo PSD e CDS-PP) e do Chega.

A Assembleia Municipal daquele concelho é constituída por 14 deputados do movimento RB1, cinco eleitos do PS e dois do Chega.