Madeira

Casa do Povo de São Roque do Faial promove no próximo domingo o 'Dia da Criança - Santos Inocentes'

None

Dando continuidade ao seu plano de actividades, a Casa do Povo de São Roque do Faial organiza no próximo domingo, 26 de Dezembro, o 'Dia da Criança - Santos Inocentes'.

A actividade teve início há duas décadas com o intuito de homenagear as crianças da freguesia, uma vez que esta instituição não organizava nenhuma actividade no dia 1 de Junho, Dia da Criança. Então surgiu a ideia de homenagear as crianças, nas oitavas do Natal, recordando os Santos Inocentes, que liturgicamente é celebrado a 28 de Dezembro.

Como cada vez há menos crianças e sendo, o dia 28 de Dezembro, dia de trabalho a Casa do Povo decidiu, este ano, antecipar essas comemorações para o domingo, dia 26, dando assim oportunidade aos pais que trabalham poderem acompanhar os seus filhos na actividade.

O programa inicia-se pelas 9 horas com a missa na Igreja Paroquial de São Roque do Faial onde o nosso Pároco Abraão Marcos, fará a bênção de todas as crianças, sendo o ponto alto das celebrações. Depois da missa, no adro da igreja, haverá a actuação do Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo, grupo este constituído maioritariamente por crianças e jovens. Por fim, uma visita do Pai Natal que oferecerá pequenas lembranças às crianças presentes.

Face a actual situação pandémica na Região, a Direcção da Casa do Povo decidiu não fazer o convívio que normalmente era feito no fim da actividade e apela a que todos os interessados em participar no evento respeitem as normas estabelecidas pelas autoridades regionais de saúde. 

Na última década a freguesia de São Roque do Faial perdeu cerca de 50% das suas crianças e jovens. Cada vez há menos residentes e onde essa diminuição é mais acentuada é nas fachas etárias mais novas. Mas, apesar do número de crianças estar a reduzir, a Casa do Povo vai mantendo as actividades também para aquelas que por cá vivem se sintam integradas e acolhidas por toda a sociedade.