Madeira

Jovens fomentam o espírito natalício e a consciência ambiental e ecológica

Alunos de Artes Visuais da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia criaram árvore de Natal original. Projecto tem fins solidários

None

O grupo das Artes Visuais da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, tentando fomentar o espírito natalício e simultaneamente a consciência ambiental e ecológica, montou uma árvore de Natal original, tendo por base frascos de vidro e tampas de plásticos. Os materiais foram recolhidos pelos alunos. 

“Esta constitui a primeira fase de um processo de recolha de tampinhas que irá decorrer ao longo de todo o ano lectivo e que tem por base uma causa social - oferecer uma cadeira de rodas a um dos nossos alunos”, refere uma nota de imprensa daquele estabelecimento de ensino.

Adianta a mesma que a escola “tem um papel importante no crescimento pessoal e social e sente-se na obrigação de fomentar o espírito de entreajuda e de criar cidadãos com consciência ambiental e ecológica” e, com esse propósito, o grupo das Artes Visuais da Escola proporcionou a fruição de uma Árvore de Natal, cheia de vida e cor, onde ao invés dos tradicionais enfeites podemos observar dezenas de frascos de vidro.

“Esta instalação artística pretende, através de uma metáfora visual, apelar a uma mudança dos nossos hábitos de consumo e passar uma mensagem que vá além da riqueza estética, abolindo a materialização das coisas. Os frascos de vidro simbolizam a importância da reutilização e reciclagem como meio de poupança dos recursos naturais, pois queremos um planeta limpo, transparente, e as tampas de cores diversas, as diferentes raças”, conclui.