Desporto

Ricardo Faria 'conduz' selecção lusa a uma medalha no Mundial

Foto FPTM
Foto FPTM

A selecção de sub-15 de ténis de mesa, orientada pelo treinador madeirense está na final do Campeonato do Mundo de Jovens, pelo que já garantiu desde logo uma subida ao pódio na competição de equipas.

A selecção portuguesa de sub-15 garantiu esta tarde a conquista de uma medalha no Campeonato do Mundo de Jovens em ténis de mesa, que está a decorrer em Vila Nova de Gaia.

Os atletas Bernardo Pinto, Rafael Silva e Tiago Abiodun, orientados pelo treinador madeirense Ricardo Faria voltaram a fazer história no ténis de mesa português, ao assegurar a presença nas meias-finais do Mundial, agendadas para amanhã, depois de vencerem a República Checa por 3-1, pelo que já garantiram, pelo menos, a medalha de bronze, caso não consigam o passaporte para a final.

Esta será  a quarta medalha de Portugal em Campeonatos do Mundo, a terceira em mundiais de jovens, e a primeira em equipas.

De referir que Portugal conquistou até agora três medalhas de bronze em pares, pelo madeirense Marcos Freitas e Tiago Apolónia no Mundial do Chile'2003 e também no Egipto'2006 novamente pelo olímpico madeirense Marcos Freitas e André Silva, isto no que se refere aos campeonatos destinado aos escalão mais baixos (juniores). Já em Mundiais absolutos, r Tiago Apolónia e João Monteiro conquistaram o bronze em Budapeste'2019.

Na jornada de hoje, Tiago Abiodun foi a figura do jogo, ao vencer os dois encontros, com Bernardo Pinto a garantir o terceiro triunfo.

Portugal vai jogar agora as meias-finais com a Rússia, que derrotou a Índia por 3-2 nos quartos-de-final.

“Este foi um resultado muito bom, até pela pouca experiência que o Bernardo Pinto tem ainda destas lides ao mais alto nível. Tem pouca experiência, mas a equipa esteve bastante bem. O Tiago Abiodun também esteve num plano muito bom. Demos um passo em frente e vamos ver até onde conseguimos ir.” Ricardo Faria, treinador da selecção de sub-15

Já Tiago Abiodun (174.º do ranking de jovens) salientou que “a equipa jogou muito bem. Estivemos concentrados e conseguimos vencer. O jogo com o Martin Sip foi o mais difícil. É o jogador muito bem classificado no ranking (57.º) e foi uma vitória muito boa.”

Quanto aos sub-15 femininos, a selecção nacional perdeu com a Índia por 1-3 nos quartos-de-final, num encontro em que Matilde Pinto conquistou um jogo.  A equipa é formada pelas atletas Mariana Costa, Mariana Rodrigues, Mariana Santa Comba e Matilde Pinto, que venceu um jogo. Afonso Vilela foi o treinador da equipa.

Sub-19 dos madeirenses Tiago Li e Gonçalo Gomes caem nos oitavos-de-final

A selecção masculina do escalão sub-19 perdeu com a Polónia por 0-3 e foi afastada da competição de equipas nos oitavos-de-final. A equipa foi formada David Bessa, Silas Monteiro e os madeirenses Gonçalo Gomes (CD 1.º de Maio) e Tiago Li (CD São Roque), orientados pelos técnico treinador foi Francisco Santos.

Já a equipa feminina de sub1-9 perdeu por 0-3 com os Estados Unidos. Portugal apresentou apenas duas jogadoras, no seguimento do cumprimento estrito do protocolo covid-19 determinado para o evento.