Madeira

“Começou-se a fazer uma casa pelo telhado”, diz Pedro Calado sobre obra do Matadouro

None
Foto André Ferreira

A empreitada do antigo Matadouro foi o tema principal da reunião da Câmara Municipal do Funchal desta quinta-feira. Pedro Calado autorizou uma prorrogação de três meses da obra, que vai transformar o espaço num centro cultural: “ A prorrogação foi feita a pedido dos empreiteiros que estão a fazer a obra do matadouro”, devido a vários atrasos no fornecimento do equipamento. A empreitrada devia estar terminada no final deste ano, mas foi prolongada até 31 de Março de 2022.

O projecto está orçado em cerca de 5 milhões de euros, a maior parte comparticipado pelo Turismo de Portugal, e poderá vir a sofrer alterações, de modo a ter outras utilidades: “Começou-se a fazer a casa pelo telhado” afirmou o presidente da autarquia sobre a empreitada lançada pelo executivo municipal anterior.

“Estamos a tentar perceber. O edifício foi projectado para ter aquela dimensão, aquela grandiosidade. Já lá estivemos a ver as obras, os espaços. A verdade é que fizeram-se projectos para construir aquele imóvel sem ter um plano de actividades definido para o seu interior”, afirmou Pedro Calado.

"Vamos pedir o aconselhamento técnico de pessoas com experiência na gestão de espaços culturais, para que a cidade do Funchal não perca a oportunidade de ter ali uma infraestrutura que depois é mal utilizada", disse o autarca.

O projecto compreende um auditório, um espaço de ‘cowork’ para indústrias criativas e uma sala multiusos com capacidade para 350 pessoas.

Oposição questiona sobre Plano Municipal da Juventude

Já o vereador Álvaro Noite, eleito pela coligação ‘Confiança’,  quis saber sobre a implementação do Plano Municipal da Juventude. O documento - aprovado por unanimidade em Junho deste ano - contou com “a participação de mais de 30 associações, recolhendo contributos de cerca de 1.500 jovens” e contempla medidas como “o Gabinete da Juventude, Plano Municipal de Formação para Jovens, Bolsa de Voluntariado Jovem e Casa das Associações”, recordou o vereador.

“Não podemos defraudar as expectativas de tantos jovens que se empenharam na construção de um Funchal pensado por jovens para os jovens, por isso é fundamental que este plano não fique na gaveta e passe à prática.”, referiu Álvaro Noite, lembrando que “já se encontra no terreno uma empreitada de 153 mil euros para reabilitação da edifício da ‘Casa das Associações’, situada na Avenida Luís de Camões”.

Foi ainda aprovado um apoio de 6.600 euros para a atribuição de prendas e festa de Natal aos filhos dos funcionários do município.