Coronavírus País

Açores com 36 novos casos e 34 recuperações

None

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 36 casos de covid-19, a par de 34 recuperações e nove internamentos, somando 326 infeções ativas, divulgou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Os casos foram diagnosticados em São Miguel (30), dois na Terceira, dois em Santa Maria, um no Faial e um em São Jorge, resultantes de 1.060 testes realizados.

Em São Miguel, foram registados 21 casos no concelho de Ponta Delgada, quatro no concelho da Ribeira Grande, dois no concelho da Lagoa, dois no concelho da Povoação e um no concelho de Vila Franca do Campo.

Na Terceira foram diagnosticados dois novos casos, ambos no concelho de Angra do Heroísmo.

Em Santa Maria, no concelho de Vila do Porto, foram registados dois casos.

O Faial conta com um novo caso correspondente ao concelho da Horta e São Jorge volta a ter um caso ativo, no concelho da Calheta.

Estão nove doentes internados, oito no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois em Unidade de Cuidados Intensivos, e um no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Nas últimas 24 horas, foram registadas 34 recuperações, sendo que a região regista 326 casos: 278 em São Miguel, 32 na Terceira, seis no Faial, cinco em Santa Maria, três no Pico, um nas Flores e um em São Jorge.

De 31 de dezembro de 2020 até sete de dezembro, foram vacinadas nos Açores 175.830 pessoas com a primeira dose (74,3%) e 197.309 com a vacinação completa (83,4 %), no âmbito do Plano Regional de Vacinação, sendo que 18.244 utentes receberam o reforço da vacina.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.741 pessoas e foram contabilizados 1.215.774 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 77 países de todos os continentes, incluindo Portugal.