Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar defende POSEI para os Transportes e Energia

Parlamento Europeu debate pobreza em matéria de transportes

None

O Parlamento Europeu debateu, na última sessão de Estrasburgo deste ano, a Pobreza em matéria de Transportes, uma sessão na qual a deputada Cláudia Monteiro de Aguiar apelou à Comissão Europeia "a criação de um POSEI Transportes e Energia”, de suma importância para a Madeira e os Açores, “de modo a apoiar os sobrecustos dos transportes para as pessoas e mercadorias”.

Na sua intervenção, a eurodeputada do PSD destacou que “a subida do preço dos combustíveis tem sido uma constante ao longo deste último ano” mas que “o importante é garantir que todos os cidadãos europeus, independentemente de onde vivam e da existência ou não da oferta de serviços públicos, não sejam privados da utilização do carro, do avião ou do comboio, porque não podem comportar os custos crescentes dos combustíveis e a criação de novas taxas”.

No caso de Portugal, em concreto, a eurodeputada sublinha que a solução “não é o comboio em detrimento do avião, ou vice-versa, a solução é criar uma mobilidade integrada e sustentável entre todos os modos de transporte, de acordo com as características de cada território”.

Esta tendência irá manter-se não só porque a União entrou numa fase de retoma económica, mas devido a questões ambientais, nomeadamente a transição energética e a aposta na mobilidade sustentável, que penaliza os veículos mais poluentes, para um desincentivo à sua utilização.

Para isso, Cláudia Monteiro de Aguiar afirma que é preciso “garantir aos europeus que terão medidas de apoio para evitar a exclusão social daqueles que vivem em zonas de baixa densidade populacional, regiões insulares e ultraperiféricas”.

“O custo desta transição irá recair, sobretudo, nos cidadãos e, em particular, na classe média, o que torna ainda mais relevante a adopção de medidas temporárias de apoio e derrogações que devem ser colocadas no terreno, para que não se chegue a uma pobreza em matéria de transportes, em especial nas regiões já por si remotas”. Cláudia Monteiro de Aguiar, eurodeputada

Refira-se que a eurodeputada tem vindo a defender a criação de um POSEI Transportes e Energia desde 2015 e já apresentou várias propostas nesse sentido. Actualmente é relatora do PPE para o Regulamento dos Combustíveis Sustentáveis para a Aviação, parte do Pacote 55 para a Transição Ambiental.