Madeira

Miguel Velosa realça comportamento "exemplar" dos comerciantes do Porto Santo

None

O presidente da direcção da Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (APIPS),  Miguel Velosa, realçou o comportamento e colaboração "exemplar" dos comerciantes locais neste período pandémico.

No jantar de Natal realizado num restaurante local, aproveitou a presença do Presidente da Câmara, Nuno Baptista, para apelar a uma maior cooperação entre todas as entidades e associações locais, no sentido de serem criados projectos e sinergias para o desenvolvimento local.

O autarca disponibilizou-se a trabalhar com todos em prol do desenvolvimento da ilha.

Além disso, frisou o trabalho efectuado, até à data, com destaque para a criação dos festivais gastronómicos de São João e de Caça e Pesca. Para Miguel Baptista, este é um "exemplo de sucesso na divulgação dos costumes e produtos locais, aclamado pelos comerciantes, população local e turistas", além de ser um "excelente cartaz de exposição no mercado regional e nacional".

Acrescentou também que a Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo está empenhada e a trabalhar na elaboração de um projecto para a formação profissional, sendo esta uma das grandes lacunas, não só regional mas como também a nível nacional. 

No seu plano de actividades para 2022 estão agendadas diversas acções, entre elas, feiras de produtos agrícolas locais em parceria com a APIPS, protocolos com diversas entidades em benefício dos empresários e das suas famílias, destacando o micro-crédito já realizado com uma entidade bancária.

Em relação ao protocolo existente com a Biosphere Portugal, está em fase de estudo e elaboração um projecto na conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, actuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.

Já o presidente da assembleia-geral, José António Castro, deixou a promessa da criação de um evento de cariz nacional e internacional, nomeadamente o ressurgimento da Expo Porto Santo 2022, "um excelente cartaz na divulgação e captação de mais investimento privado para a ilha, mas sempre à condição da evolução e controle da pandemia".