Mundo

Tornados nos EUA causam pelo menos 80 mortos no Kentucky

None
Foto EPA

Pelo menos 80 pessoas morreram apenas no Estado americano do Kentucky, na sequência dos tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos, disse hoje governador Andy Beshear.

"Este número vai ultrapassar os 100", disse o governador do Kentucky, em declarações à estação televisiva CNN.

O responsável considerou a série de tornados como "a mais mortal" da história do Kentucky.

O número total de mortos nos Estados Unidos agora é de pelo menos 93.

As equipas de socorro norte-americanas continuavam hoje de manhã a tentar encontrar sobreviventes dos tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos na sexta-feira e no sábado.

As tempestades deixaram um rasto de destruição em seis estados, Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee, com registos de cerca de 30 tornados.

Numa comunicação ao país, o Presidente Joe Biden disse tratar-se de "uma das piores séries de tornados" da história do país e de "uma tragédia inimaginável".

As agências federais de resposta a catástrofes começaram a deslocar-se para as zonas mais afetadas, disse Biden, prometendo que "o Governo federal fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar".

O Kentucky, na parte centro-leste do país, foi particularmente atingido por este fenómeno climático violento, que afeta sobretudo as vastas planícies americanas, com colunas negras a varrer o solo, iluminadas por relâmpagos intermitentes.