Madeira

Renúncia do Advento destina-se às obras do 'Terreiro da Luta'

Revelou o Bispo do Funchal numa mensagem de advento com apelos "esperança no meio desta pandemia"

None

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, revelou hoje que a renúncia do Advento da diocese do Funchal irá reverter para as obras a realizar no 'Terreiro da Luta', na freguesia do Monte.

"É um lugar dedicado à paz, que convida à oração pela paz, e que está a necessitar de obras urgentes, como é do conhecimento público", justifica D. Nuno Brás em nota remetida à imprensa.

O bispo que deixa uma mensagem de Advento - o tempo litúrgico do calendário católico de preparação para o Natal, que se inicia este domingo - com apelos à "esperança no meio desta pandemia".

Uma vez mais começamos o tempo do Advento. Com ele, somos convidados à esperança. Parece contraditório ser convidado à esperança no meio desta pandemia que persiste em estar connosco, em ceifar vidas, em encher hospitais, em confinar-nos, em privar-nos de fazer festa. Mas a festa não é nossa. É de Deus. É a festa de Deus connosco. Deus que quer vir até ao nosso mundo, à nossa vida concreta e real, para a iluminar.

O prelado reconhece os sacrifícios impostos pela pandemia à sociedade, mas lembra aqueles que sofrem pelo mundo.

Para a nossa sociedade, habituada ao bem-estar, é difícil: fazer as compras de Natal com a máscara na cara; pensar que ainda não teremos as Missas do Parto como estamos habituados; que ainda não poderemos celebrar o Natal à vontade, com as nossas famílias e as nossas comunidades.. Mas quantos, pelo mundo além (por vezes tão próximos de nós), vivem durante todo o ano no meio de dificuldades! A pobreza extrema; a perseguição; as lutas; a guerra...

D. Nuno Brás sublinha que celebrar assim o Advento, "mostra que a esperança a que somos chamados não é o fruto das nossas capacidades e qualidades. Não é o fruto das conquistas da ciência. É porque Deus persiste em estar connosco e em abrir diante de nós o caminho da eternidade que podemos ter esperança".

Que o Advento nos ajude à esperança verdadeira, preparando o Natal do Senhor que está a chegar.