Madeira

Funchal vai contar com 21 papeleiras inteligentes até final do ano

None
Fotos André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal, através de um investimento cofinanciado pelo POSEUR, no valor de 100.000 euros vai instalar mais quinze papeleiras inteligentes na Rua Fernão de Ornelas, Avenida Sá Carneiro, Lido e junto ao Teleférico.

A autarquia refere que estamos a falar de um total de 21 papeleiros, uma vez que já estes equipamentos também já se encontram em funcionamento na Avenida Arriaga, em frente ao Turismo e em frente ao Governo Regional.

"A limpeza urbana é uma prioridade estratégica, pelo que a disponibilização deste tipo de equipamentos é fundamental”, refere a vereadora Nádia Coelho, acrescentando que "estas papeleiras funcionam a energia solar e estão dotadas de um sistema de compactação de resíduos e de monitorização de enchimento que lança alertas quando existe necessidade de recolha o que, associado à otimização dos circuitos de recolha, permite a redução do número de deslocação das equipas ao terreno, contribuindo assim para a redução da pegada ecológica associada à circulação de veículos de recolha de resíduos.

Nádia Coelho indica que "esta é uma solução sustentável e que, com a colaboração e esforço colectivo dos munícipes, contribuirá para a melhoria ambiental da nossa cidade”.

Estas 21 papeleiras inteligentes estão destinadas à deposição seletiva de resíduos em locais do Funchal com elevado fluxo de pessoas e com elevada produção de resíduos recicláveis.