Capitalismo verde? Não!

No momento crítico climatérico que atravessamos, ninguém pode dizer que não sabia, não sentiu ou não ouviu\viu, os efeitos devastadores provocados pelas alterações galopantes das mudanças climáticas. O Homem é o predador do Homem e do planeta Terra.

Portugal, apesar de ter um clima prazeroso tem mais de mil quilómetros de sensível orla costeira...

Fenómenos extremos têm provocado exponenciados dramatismos, com destruições de bens e mortes.

Negar climatólogos e a ciência é estupidez crassa e no limite - crime!

Sabemos que, desde a COP1 até à actual COP26, a emissão de dióxido de carbono, a partir dos combustíveis fósseis e cimento, passou de 922 milhões de toneladas em 1995 para 1,7 biliões em 2020.

Conter o aquecimento global em 1,5ºC é já uma miragem. O efeito estufa está aí e no planeta, caso não haja uma mitigação ambiental profunda e acelerada, haverá devastação, subida do nível dos mares, desertificação e fenómeno climáticos catastróficos, que já se fazem sentir com assiduidade chocante.

Serão disponibilizados 100 milhões de dólares para os países pobres fazerem a dita transição energética e não sendo dádiva, mas sim dívida!, deixarão estes Estados à mercê das potências capitalistas mundiais...

Pouco mais houve do que declarações de intenção na Cimeira do Clima e os presidentes da China e da Rússia não estiveram presentes(!). Portugal não esteve representado pelo chefe do governo e devia.

Vi o filme (a ver), no cinema Ideal, ‘I am Greta’ e fiquei comovido de alegria em verificar que, Greta Thunberg, uma força da natureza, foi capaz de ser o polo principal e aglutinador para a mobilização de milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo jovens, para lutarem contra as alterações climáticas. Estes são os principais prejudicados pela acelerada degradação ambiental. Greta, está comprometida seriamente com a ética e com o futuro do planeta Terra. Exemplarmente. Para ela Vida Longa e um enorme Bem-haja!

Vítor Colaço Santos