Coronavírus Madeira

Não vacinados estão em maioria nos doentes internados no hospital

None
Foto Miguel Lira

Secretário Regional da Saúde recusa haver pressão sobre os serviços de saúde

Pedro Ramos voltou a afirmar que os não vacinados estão em maioria nos casos de doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça com covid-19.

Apesar das cerca de 30 pessoas internadas e do notório aumento de infecções por SARS-CoV-2 na Região, "neste momento ainda não há pressão sobre os serviços de saúde", garante Pedro Ramos.

Foi durante a apresentação do projecto 'Geração Mais Saúde', esta tarde, no Centro de Estudos de História do Atlântico, que o secretário regional deu conta de que "temos vacinados e temos não vacinados" entre os casos que necessitam de hospitalização.

"O que eu posso dizer é que a percentagem daqueles que faleceram recentemente, as mortes mais recentes, que tivemos aqui na Região, a maior percentagem é de não vacinados", esclareceu o governante, devendo esse facto funcionar como um alerta para toda a população, mas sobretudos para os que ainda não foram vacinados.

"Não há pressão, ainda" garante Pedro Ramos em relação às pressão dos novos infectados sobre os serviços regionais de saúde, realçando a capacidade de adaptação do Hospital Dr. Nélio Mendonça e das demais unidades.

O facto de a Região já ter contado, no passado, com 50 camas de cuidados intensivos e 200 em enfermaria dedicadas à covid-19, serve de argumento para o governante sustentar a sua posição.

"Nós até já disponibilizámos camas para o Serviço Nacional de Saúde", lembrou Pedro Ramos aos jornalistas.