Madeira

Região terá nova estrutura de investigação em 2022

Miguel Albuquerque no jantar comemorativo dos 25 anos da Altice na Madeira. 
Miguel Albuquerque no jantar comemorativo dos 25 anos da Altice na Madeira. 

"A Madeira não vai ficar para trás". A garantia é do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que no jantar comemorativo dos 25 anos da Altice na Madeira destacou que a Região não vai perder a "oportunidade histórica" que a Economia digital lhe oferece para se inserir na economia mundial.

O jantar teve lugar esta quinta-feira, 11 de Novembro, no Savoy Palace. Na ocasião, o chefe do executivo madeirense elogiou o presidente do conselho de administração da Altice, Alexandre Fonseca, recordando os investimentos realizados pela empresa, bem como os postos de trabalho criados, afirmando que conta, entre outros parceiros, com a Altice Portugal, empresa "fundamental para o desenvolvimento" da Região. 

Temos uma nova geração, excepcionalmente bem formada, bem preparada para esta nova Economia. E, pela primeira vez, a Madeira não vai ter problemas, não teremos o óbice geográfico, nem o da ultraperiferia, nem o de falta de escala de mercado…. As empresas digitais e tecnologias que estão a trabalhar na Madeira são empresas que trabalham como um todo, desenvolvem as suas actividades e prestam os seus serviços em todo o lado.

Região terá nova estrutura de investigação em 2022

O governante anunciou ainda a criação de uma nova estrutura de investigação na área das novas tecnologias, "que depois será anunciado". 

Miguel Albuquerque avançou que, em colaboração com a Altice, a Madeira vai criar, a partir de Janeiro de 2022, uma nova estrutura de investigação. Segundo o chefe do executivo madeirense, a parceria foi combinada após a cerimónia que decorreu na Câmara Municipal do Funchal, que envolveu a assinatura de diversos protocolos, entre eles um protocolo dirigido à saúde, assinado com a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

A pareceria que a Altice estabeleceu com o SESARAM será fundamental para nós começarmos a melhorara ainda mais e dotar o futuro Hospital Universitário da Madeira de um conjunto de competências onde queremos ser líderes. 

O presidente do Governo Regional espera contar com os contactos internacionais de Alexandre Fonseca para criação e desenvolvimento do futuro centro de investigação.