Repor a verdade

A direção do Sindicato dos Professores da Madeira vem, por este meio, pôr em causa algumas das declarações prestadas pelo presidente da ANP-Madeira, ontem, dia 7 de outubro, em entrevista ao DN, com destaque para as seguintes:

• “[…] neste momento, na Região somos a maior associação de professores, pois cerca de vinte por cento dos educadores e professores da Região são nossos associados”.

• Verdade dos factos: o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) é uma associação sindical que tem, neste momento 2866 associados, sendo, por isso, de longe, a maior associação de professores. Tendo em conta os próprios dados fornecidos nessa entrevista, se a ANP tiver 20% dos docentes da RAM, isso significará cerca de 1 200, ou seja, bem menos de metade, do número de associados do SPM.

• “[…] o balanço foi muito positivo, sobretudo quando se olha para a afluência de interessados, que ultrapassou, neste último ano, os cinco mil docentes inscritos em formações”.

• Verdade dos factos: Também em termos de formação, o Centro de Formação do SPM é, de longe, a instituição regional de cariz socioprofissional que mais formações tem oferecido aos docentes, tendo, no ano letivo anterior, desenvolvido um atividade formativa semanal contínua, mesmo durante a pandemia. Uma vez mais, tendo em conta os dados referidos na entrevista (45 formações validadas e acreditadas), a ANP poderia ter alcançado cerca de mil docentes inscritos, ou seja, apenas 20% do referido na entrevista. No entanto, não é credível que as 45 formações tenham sido realizadas no prazo de um ano, logo, toda a informação referente à atividade de formação deverá ser posta em causa. Se dúvidas houver quanto a isto, tudo poderá ser esclarecido pelas SRECT, DRAE ou DRE, entidades que recebem, anualmente, relatórios de todas as formações realizadas na RAM pelos centros de formação.

Estes dados, para além de outros mais subtis que merecem o nosso repúdio, mas que, por razões de economia de escrita, não são aqui desenvolvidos, representam, na perspetiva da direção do SPM, um desrespeito pela maior, mais antiga e mais representativa organização de professores e educadores da RAM – o Sindicato dos Professores da Madeira –, que, em defesa da verdade, se vê obrigada a tomar esta posição pública.

Sindicato dos Professores da Madeira