Coronavírus Madeira

Sapadores do Funchal com quatro casos de covid-19

Apenas um dos casos terá resultado de um possível contágio no quartel

None

O comandante da corporação garante que a operacionalidade do quartel nunca esteve em causa e salienta que as medidas de contingência implementadas internamente têm sido eficazes. Esta situação foi uma prova disso.

O Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal tem quatro elementos infectados com covid-19 e outros quatro em isolamento profilático. Para José Minas a situação não configura qualquer surto da doença no interior da corporação, pois apenas uma das infecções terá sido contraída no quartel.

O primeiro caso foi identificado na semana passada, quando uma bombeira acusou positivo, mesmo estando assintomática, num teste de rastreio de rotina após ter estado de serviço durante a noite. Por força dessa situação, as colegas com quem partilhou a camarata ficaram em isolamento, bem como o seu marido, que também é bombeiro no mesmo quartel. Este veio a testar positivo no último fim-de-semana, após revelar alguns sintomas.

E embora num primeiro momento os testes feitos  aos bombeiros que estiveram de serviço junto com a infectada tenham sido todos negativos, o certo é que uma das bombeiras confinadas, que não estava vacinada, acabou por positivar alguns dias depois, sendo este considerado o único caso de possível contágio interno.

O comandante da corporação aponta que esta situação sé vem reforçar a importância da vacinação e a eficácias das medidas de contingência implementadas no seio dos Sapadores do Funchal. O facto de as camaratas maiores terem sido divididas evitou situações mais complicadas.

Neste momento apenas foi afectado 10% do efectivo, durante dois serviços, pelo que em circunstância alguns estes casos de covid-19 puseram em causa o normal funcionamento do quartel. Só num cenário em que 25% dos efectivos fosse afectado é que seria problemático.

Esta sexta-feira foram feitos, novamente, testes de rastreio aos elementos que cumprem isolamento profilático, e todos foram negativos, pelo que o comandante conta ter os seus homens e mulheres de volta ao activo em breve.

Na próxima semana haverá nova ronda de testes de despiste a todos os bombeiros dos Sapadores do Funchal, como tem vindo a acontecer nas últimas semanas.