Madeira

Santa Cruz nomeada para Município do Ano pelo Plano de Eficiência Energética

None

Santa Cruz é um dos municípios nomeados para as categorias regionais dos Prémios Municipais do ano de 2021. Em causa está o Plano de Eficiência Energética em curso no concelho de Santa Cruz.

O Plano de Eficiência Energética tem por objectivo uma gestão mais eficiente da iluminação pública municipal, através da implementação de novas luminárias com tecnologia inteligente e com telegestão integrada.

O investimento feito até agora tem já amplos benefícios comprovados na área ambiental, na redução da fatura e na redução da poluição luminosa.

Santa Cruz é o único município nomeado pelas regiões autónomas

O Concurso Municípios do Ano Portugal 2021 é instituído pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, e visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses.

O concurso tem por objectivos reconhecer e premiar as boas práticas em projectos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática do desenvolvimento integrado dos territórios, focada no papel e acção dos municípios; e, ainda, dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.