5 Sentidos

Projecto ‘Funchal, Mulheres e Livros’ atingiu mais de mil visualizações

None

O Teatro Municipal Baltazar Dias vem hoje a público revelar que a iniciativa ‘Funchal, Mulheres e Livros’ - do grupo Teatro Bolo do Caco, em parceria da Imprensa Académica - obteve um elevado alcance em diversas plataformas on-line.

O projecto - que tinha como objevtivo afirmar a igualdade de género e o modo de ser da mulher - foi composto por seis sessões de vídeos que estiveram em exibição de 26 de Agosto a 30 de Setembro. Em média, cada episódio foi assistido por mais de mil indivíduos.

A primeira sessão ‘De Nápoles a Jerusalém’ (1899), de Maria Celina Sauvayre da Câmara, que decorreu no dia 26 de Agosto, foi divulgada no tanto no Facebook Funchal Cidade Educadora, como na conta de Youtube do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Já a segunda sessão, ‘Diálogos entre uma Avó e sua Neta’ (1862), de Viscondessa das Nogueiras, que foi lançada no dia 2 de Setembro, foi o episódio que atingiu um maior número de visualizações, mais propriamente 1,2 mil.

A terceira sessão, ‘Os que se Divertem’ (1920), de Luzia, foi lançado no dia 9 de Setembro. Por sua vez, a quarta sessão ‘A Santa do Calhau (1992) / Para Ouvir Albinoni’ (1995), de Maria Aurora, saiu no dia 16 de Setembro; a quinta sessão saiu no dia 23 de Setembro com o episódio: ‘O Bazar Alemão’ (2010), de Helena Marques; por fim, a sexta e última sessão ‘Crónicas de Marta Caires’ (2014), de Marta Caires, foi lançada no dia 30 de Setembro.

A produção, investigação e seleção dos textos foram da responsabilidade de Xavier Miguel; a gravação e a produção dos vídeos foram assegurados pela parceria com a Imprensa Académica e a direcção artística dos vídeos esteve a cargo de Luís Lobo Pimenta. O elenco foi composto pelas actrizes Sara Cíntia, Cristiana Nunes, Mariana Faria e Catarina Claro.