Eleições Autárquicas Madeira

Iniciativa Liberal admite que não atingiu objectivos eleitorais na Madeira

None

Os representantes do partido Iniciativa Liberal (IL) na Madeira admitiram, hoje, que os seus resultados nas eleições autárquicas do passado domingo no nosso arquipélago foram “muito positivos” comparativamente com o escrutínio regional de 2019 mas ficaram “aquém dos objectivos ambicionados” e do que mereciam, já que se esforçaram “empenhadamente” para este embate “durante mais de meio ano”. A avaliação consta de uma nota de imprensa divulgada hoje e que faz a síntese de uma reunião realizada ontem pelos membros e candidatos desta força política.

Na nota, assinada pelo coordenador regional, Duarte Gouveia, lembra-se que este partido se apresentou pela primeira vez a eleições autárquicas, concorrendo a 5 dos 11 concelhos da Madeira. Apenas outros 4 partidos participaram em mais concelhos. A IL manifesta “satisfação pelo bom desempenho dos candidatos e pelas mensagens políticas produzidas, na Internet, nos cartazes, nos manifestos e nos debates”. Lamenta-se de “constrangimentos da pré-campanha e campanha, nomeadamente financeiros, e da desigual cobertura entre candidaturas pelos órgãos de comunicação social, e dos impactos que isso tem na qualidade da nossa democracia”.

Em relação aos resultados, a IL faz uma comparação com os valores apurados nas eleições regionais de 2019. Assim, constata que, “no mínimo duplicou a votação” em Santa Cruz, Funchal, Ponta do Sol, Machico e São Vicente. Neste último concelho obteve 12,9% na Assembleia Municipal e “conseguiu o melhor resultado da IL em Portugal”. Este último resultado permitiu a eleição de dois elementos para a Assembleia Municipal de São Vicente e um nas assembleias de freguesia da Boaventura e São Vicente.

A terminar o comunicado, a IL promete “continuar a trabalhar para poder merecer a confiança dos eleitores na implementação do seu projecto político liberal”. Deste modo, está a preparar a eleições no núcleo da Madeira a 13 de Novembro.