Mundo

Pelo menos um morto no sismo que atingiu a ilha grega de Creta

None

Pelo menos uma pessoa morreu na sequência do sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter que atingiu hoje a ilha grega de Creta, informou a televisão pública grega ERT.

Um homem morreu enquanto trabalhava numa igreja que desabou, de acordo com a ERT.

O terramoto, de magnitude 5,8, de acordo com o Observatório Geodinâmico de Atenas, ocorreu às 05:17, horário local (06:17 em Lisboa) a 23 quilómetros de Heraclião, capital de Creta, e a 10 quilómetros de profundidade.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terramoto em Creta teve uma magnitude 6,0 na escala de Richter.

O sismo afetou particularmente a cidade agrícola de Arkalohori, onde o homem morreu e também foram observados grandes danos materiais, de acordo com os bombeiros e o canal ERT.

"Até agora, foram registado danos em prédios antigos e as pessoas saíram para as ruas", disse Yannis Leontarakis, funcionário da Proteção Civil na ilha, à televisão pública ERT.

A Grécia é atravessada por falhas geológicas importantes e os terramotos são frequentes.

Em 30 de outubro de 2020, um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter sacudiu o Mar Egeu entre a ilha grega de Samos e a cidade turca de Esmirna, matando duas pessoas em Samos e 114 na Turquia.