Madeira

Pedro Calado quer fazer crescer Oficina Solidária

O novo presidente da autarquia do Funchal visitou a Oficina Solidária, espaço vocacionado para o restauro de móveis que depois são doados a famílias carenciadas

None

O recém-eleito presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, manifestou hoje a intenção de, através da empresa SOCIOHABIT. "valorizar e fazer crescer" o projecto Oficina Solidária.

A  Oficina Solidária consiste num espaço vocacionado para o restauro de móveis que depois são doados a famílias carenciadas. Por ano, são apoiadas 50 famílias funchalenses.

Pedro Calado nota, porém, que esta oficina "tem capacidade para ajudar muitas mais, se houver uma maior divulgação deste trabalho que se apresenta com uma  forte componente social, de modo a ajudar quem mais precisa".

Acompanhado do vereador eleito, Bruno Pereira, o próximo presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) visitou, hoje, o espaço, comprometendo-se a dar "todo o apoio ao projecto", através de parecerias com entidades privadas ou com outras instituições que trabalham com famílias com dificuldades económicas, "no sentido de fazer crescer o número de pessoas que são abrangidas neste momento".

O autarca lamenta ainda o facto deste "projecto relevante" não ter merecido a "atenção devida por parte da CMF nos últimos 8 anos".

A Oficina Solidária, criada  em 2013, na  altura em que Miguel Albuquerque era presidente da autarquia, está localizada no edifício da antiga Penha d'Águia, cedida por um particular em regime de comodato. O espaço fica na rua do Hospital Velho, próximo da Escola Secundária Jaime Moniz e recebe doações  de todo o tipo de móveis, camas, colchões, sofás, cadeiras, mesas entre outros e ainda  electrodomésticos. Os mesmos são restaurados por uma equipa profissional e depois é feita a sua distribuição por famílias carenciadas. O projecto é dinamizado pela arquitecta Carolina Brederode.