Madeira

Dois imóveis de luxo na Madeira comprados em criptomoedas

A Prometheus International vendeu duas casas, ainda em construção, na Madeira, no valor de 4,1 milhões de euros. As propriedades foram pagas através da tecnologia 'blockchain'

Projectos 'Aurora e Interestelar', na Calheta, e o projecto 'Saudade', na Ponta do Sol, têm entrega prevista para 2022, num valor total superior a 15 milhões de euros Ver Galeria
Projectos 'Aurora e Interestelar', na Calheta, e o projecto 'Saudade', na Ponta do Sol, têm entrega prevista para 2022, num valor total superior a 15 milhões de euros

A Prometheus International comercializou as duas primeiras propriedades dos projectos costeiros 'Aurora' e 'Saudade' na ilha da Madeira, no valor total de 4,1 milhões de euros. As propriedades foram pagas em criptomoeda através da tecnologia 'blockchain'.

O CEO da Prometheus, Priyesh Patel, revelou esta quinta-feira, 21 de Outubro, que a empresa fechou o acordo em Agosto para vender duas casas de luxo, pagas com a criptomoeda Cardano.

A empresa desenvolveu novos protocolos que permitem a integração desta nova área de mercado nos seus requisitos internos 'Know Your Costumer' (conheça o seu cliente) para concluir a transacção em euros antes do registo e torná-la assim compatível com as leis europeias.

A compra dos imóveis também estará disponível como um NFT (Token Não-Fungível), permitindo que os futuros proprietários revendam as propriedades com apenas um clique, através da tecnologia 'Blockchain'. A equipa jurídica da Prometheus garantirá que as transferências e os registos de propriedade estejam em conformidade com toda a legislação aplicável, até que os governos adoptem a tecnologia nos seus processos.

A Prometheus centra actualmente a sua actividade na Região, definindo-se como uma empresa que tem como missão “garantir a construção de imóveis de luxo da mais elevada qualidade, integrando inovação, tecnologia inteligente e produtos de qualidade superior para criar os imóveis mais bonitos do planeta”.

O processo inclui a escolha dos locais, gestão do projecto de arquitectura, a construção, a integração de funcionalidades Smart Home até à entrega do produto final ao cliente – mobilado e pronto a ocupar. “O cliente entra na sua casa pela primeira vez como se estivesse a entrar num hotel de luxo”, explica o CEO da Prometheus, que só fabrica produtos que obedeçam a padrões muito elevados. A empresa chama à sua abordagem Architecture for a Life Worth Living, ou seja “Arquitetura para uma vida que vale a pena viver”.

A empresa tem actualmente cinco empreendimentos imobiliários de luxo na Madeira, estando outros em desenvolvimento, tendo criado mais de 50 empregos indirectos na Região.

Os projectos têm “um nível de execução e acabamento sem paralelo na região”, afirma o CEO da empresa. Os projectos 'Aurora e Interestelar', na Calheta, e o projecto 'Saudade', na Ponta do Sol, têm entrega prevista para 2022, num valor total superior a 15 milhões de euros. A empresa destaca que é "a primeira e mais cara aquisição de um imóvel de luxo em Portugal desde a revolução blockchain". 

A Prometheus tem vários compradores interessados e duas das vivendas foram já vendidas antes da conclusão. Dois outros projectos na Calheta, 'Valhalla', estão em fase de desenvolvimento, juntamente com o 'Royal Blockhouse' definido para implantação em Portugal.

Blockchain

A Prometheus está a desenvolver um projecto pioneiro chamado 'The Royal Blockhouse', em conjunto com alguns dos maiores influenciadores europeus no ramo, conjugando dois aspectos da revolução 'blockchain': as infraestruturas NFT e Blockchain, sendo esta a primeira do género no mundo imobiliário.

  • O Royal Blockhouse consiste num conjunto de vivendas internacionais de luxo, projectadas por arquitectos da Prometheus, escandinavos e portugueses. Estarão disponíveis em locais idílicos em todo o mundo dentro de um mês, estabelecendo um novo padrão dentro do espaço de desenvolvimento imobiliário internacional para imóveis de luxo.
  • As moradias serão totalmente geridas na blockchain, desde as funcionalidades smart home, o licenciamento, direitos de propriedade, aluguer, taxas, tecnologia, acessos, pagamentos, condomínio, entre outros.
  • Os investidores poderão adquirir propriedades de luxo em grupo e ganhar dinheiro com as rendas, detendo tokens que representam uma parte de uma propriedade. Isto permitirá aproveitar os fluxos de receita provenientes das rendas sem a necessidade de comprar o activo subjacente pelo preço total.