Madeira

Ricardo Lume diz que é necessário "garantir um aumento geral dos salários"

None

O deputado do PCP, Ricardo Lume, entregou hoje, na Assembleia Legislativa da Madeira, uma iniciativa legislativa que defende a valorização dos salários na Região Autónoma da Madeira.

"A evolução da distribuição da riqueza no nosso País e particularmente na Região é reveladora de uma profunda injustiça social. Actualmente, cerca de 56% da riqueza total está nas mãos de 1% da população portuguesa, sendo que a fortuna que é acumulada pelos 50 mais ricos em Portugal equivale a 12% do PIB", disse.

Segundo Ricardo Lumes, "estes dados demonstram a injustiça na distribuição da riqueza e o processo de concentração da riqueza promovida por sucessivos Governos, e tornam evidente as consequências desastrosas de décadas da política de direita, em particular no emprego, na produção nacional, nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado, na dependência externa e nas limitações à soberania nacional".

No seu entender, é necessário "garantir um aumento geral dos salários" e em particular "o aumento do salário mínimo nacional para 850 euros já em Janeiro de 2021.

E exemplificou: "Na Região Autónoma da Madeira, o salário médio é de 918 euros, quando o salário médio a nível nacional é de 1310 euros, ou seja, em média um trabalhador na nossa Região aufere menos 392 euros de salário".

O PCP considera fundamental que a Região Autónoma da Madeira, tendo em conta a actual situação social e económica, "fixe um acréscimo regional de 5% à Retribuição Mínima Mensal Garantida Nacional, o que se afigura como sendo possível, devendo, a curto prazo, evoluir para um valor que atinja os 7,5%, correspondendo assim a uma solução para a compensação dos actuais custos da insularidade e a objectivos de solidariedade e de justiça social".