Coronavírus Mundo

EUA atinge 700 mil mortos apesar da redução do número de novos casos

Instalação artística no National Mall, em Washington, homenageia vítimas da covid com 600 mil bandeiras brancas.
Instalação artística no National Mall, em Washington, homenageia vítimas da covid com 600 mil bandeiras brancas., Foto AFP

Os Estados Unidos atingiram hoje a marca de 700 mil mortos provocados pela covid-19 desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades locais, apesar da redução do número de novos casos registada nas últimas semanas.

Em todo o país, o número de pessoas internadas devido a complicações resultantes da infeção pelo coronavírus caiu para cerca de 75 mil, após ter atingido 93 mil há um mês, enquanto o número de novas infeções situa-se nos 112 mil por dia, o que representa uma queda de cerca de um terço nas últimas duas semanas e meia.

As mortes também estão em tendência decrescente, com cerca de 1.900 por dia, contra mais de 2.000 óbitos diários registados há uma semana.

No entanto, os administradores hospitalares estão já a preparar-se para um novo aumento do número de casos, uma vez que o tempo frio leva as pessoas a concentrarem-se no interior das habitações e estabelecimentos.

Além disso, estima-se que 70 milhões de norte-americanos elegíveis continuam sem se vacinar contra a doença, fornecendo à variante delta do vírus, altamente contagiosa, um terreno fértil para continuar a proliferar no país.

A covid-19 provocou pelo menos 4.780.108 mortes em todo o mundo, entre 233,72 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.