5 Sentidos

Conservatório representado no III Congresso Internacional MUSAM

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, irá estar representado, pelo investigador Paulo Esteireiro, no III Congresso Internacional da Comissão de Trabalho 'Música e Estudos Americanos' (MUSAM) da Sociedade Espanhola de Musicologia.

O evento decorre entre 14 e 16 de Outubro, na Faculdade de Geografia e História de Santiago de Compostela, na Galiza. O investigador irá apresentar uma comunicação intitulada 'A Ilha da Madeira nas Rotas Musicais do Atlântico: do Final do Século XIX a Meados do Século XX', tendo os custos da deslocação sido financiados pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa.

No congresso serão debatidas as características da comunidade ibero-americana, a qual tem uma grande riqueza e diversidade de manifestações musicais. Estas foram configuradas graças à existência de percursos e itinerários que permitiram intercâmbios de todos os tipos, tanto no passado como num presente cada vez mais interligado.

Por ocasião do Xacobeo 2021 e da ideia de um 'caminho' ligado a Santiago de Compostela, o III Congresso Internacional da Comissão de Trabalho MUSAM visa promover novos caminhos de pesquisas sobre a música ibero-americana na perspectiva de redes e circuitos, não só de músicos, repertórios e objectos sonoros, mas também de práticas, ideologias e discursos, assim como a construção de caminhos alternativos na investigação de processos e contextos múltiplos e integrados, ao mesmo tempo, no seio dessa comunidade.

Na sua comunicação, Paulo Esteireiro vai defender que, entre o final do século XIX e meados do século XX, o Funchal fez parte de rotas marítimas onde circulavam um conjunto elevado de músicos e companhias de artistas, que paravam na capital da Madeira, aproveitando para compensar os custos da viagem com actuações e outras actividades, como aulas de música. De igual modo, os músicos madeirenses também aproveitaram esses caminhos marítimos para conseguir contratos para actuar nos próprios barcos e noutros pontos dessas rotas. Entre as principais rotas, da qual a Madeira fez parte, seja como ponto de passagem, seja como ponto de destino, o investigador vai destacar na sua comunicação: as ligações a Lisboa e Porto; as rotas para Canárias e Açores; a rota para o Brasil (e restante América do Sul); e a rota para as colónias africanas portuguesas.

Nota biográfica

Paulo Esteireiro é investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (UNL/FCSH) e Director de Serviços de Investigação, Comunicação e Edições no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa. Entre as suas publicações destacam-se História da Música na Madeira, As Artes Performativas no Funchal, Estudos sobre Educação e Cultura, Uma História Social do Piano, Músicos Interpretam Camões, 50 Histórias de Músicos na Madeira, Regionalização do Currículo de Educação Musical e três livros de composições para Braguinha. É coordenador da Colecção Madeira Música, da colecção Contributos e Ideias para a Educação Artística e do projecto editorial Antologia da Música na Madeira. É autor de um largo número de artigos e capítulos de livros, em publicações científicas nacionais e internacionais na área da musicologia e da pedagogia. Realiza regularmente comunicações e conferências em congressos especializados de artes e educação (Portugal, Espanha, Itália, Escócia, Áustria, Estónia, Polónia, Suécia e Brasil).