5 Sentidos

Eduardo Jesus presente no lançamento do CD 'Piano na Madeira no Séc. XIX'

None

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente hoje, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no lançamento do CD 'Piano na Madeira no Séc. XIX'. Um obra da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, que conta com a actuação ao piano de Robert Andres e de Honor O'Hea.

Esta edição, que teve o apoio da Direção Regional da Cultura, apresenta oito obras para piano a solo e piano a quatro mãos, que representa uma amostra da produção de compositores, de alguma maneira ligados à Madeira, seja por terem sido naturais da Região, residentes nela durante algum tempo ou visitantes por razões artísticas ou familiares. Todos eles compuseram obras durante a sua estadia na ilha, sendo muitas vezes, de facto, por ela inspiradas.

A grande maioria das obras que consta deste CD abrangem um período de três quartos de século, de 1830 a 1905. A selecção representa, por outro lado, um espelho das preferências, hábitos e costumes da população madeirense da época.

Os compositores homenageados no CD são Duarte Joaquim dos Santos, Nuno Graceliano Lino, Ricardo Porfírio da Fonseca, Amélia Augusta D'Azevedo, César Augusto Casella e Filipe (Phillipe) Fernandes Madeira.