Madeira

Redução nas transferências financeiras para a Madeira traz "desafios adicionais"

O secretário regional das Finanças espera que a proposta de Orçamento de Estado para 2022 seja melhorada em sede de especialidade

None

De acordo com o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, a proposta de Orçamento de Estado para 2022, entregue na Assembleia da República, que determina uma redução de 20 milhões de euros nas transferências financeiras para a Madeira, traz "desafios adicionais" para a Região.

O governante espera que a proposta seja melhorada em sede de especialidade.

"Há inúmeras iniciativas que deveriam constar na proposta e que não constam. Por isso, não pode merecer por parte do Governo Regional uma opinião positiva. Estamos em crer que em sede de especialidade a proposta poderá e deve ser melhorada em muitos aspectos", referiu.

Rogério Gouveia disse que a proposta de Orçamento Regional para 2022 ainda está "numa fase embrionária", pelo que ainda não é possível avançar com valores.

"Tivemos que aguardar pela própria proposta do Orçamento de Estado que tem um grande impacto no resumo da nossa proposta", referiu.

No entanto, frisou a forte componente social que esta deverá ter.  

"O Orçamento Regional para 2022 terá uma forte componente social, de apoio à retoma económica e à maximização dos fundos comunitários e tendo em conta as necessidades pontuais que possam surgir em consequência da pandemia, quer do ponto de vista de saúde pública, quer do ponto de vista da quebra da receita", sublinhou.

O secretário regional das Finanças esteve hoje reunido com o Grupo Parlamentar do PCP, com vista à elaboração da proposta de Orçamento Regional para 2022.