Madeira

Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras coordena implementação do "Projecto + Contigo"

None

A Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras - Centro de Reabilitação P. da Sagrada Família, no Funchal, promove e coordena a implementação do “Projecto + Contigo” na Região. Este projeto caracteriza-se pela promoção da saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários em adolescentes do 3º ciclo e secundário, e ainda o combate ao estigma em saúde mental e a criação de uma rede de atendimento em saúde mental.

"Entre os dias 13 e 15 de outubro, decorre a formação de base aos potenciais dinamizadores do projeto, nomeadamente 40 profissionais de saúde (enfermeiros dos cuidados de saúde primários; enfermeiro, assistente social e psicóloga do serviço de pedopsiquiatria do SESARAM; enfermeiros e psicóloga do CRPSF e psicólogos escolares de toda a RAM), a qual irá permitir a disseminação e implementação do +Contigo nas escolas da Região durante o presente ano letivo. No final do ano escolar será realizada uma avaliação dos dados recolhidos", refere a nota enviada às redacções.

Esta formação, em regime online (13 e 14 de outubro) e presencial (15 de outubro) terá uma duração de 21 horas e será ministrada por 2 docentes especializados em saúde mental e psiquiatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, responsáveis pela promoção e dinamização deste projeto em território continental.

"Na Região, a implementação do Projecto +Contigo é coordenada pela Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras - Centro de Reabilitação P. da Sagrada Família, do Funchal | São Roque e conta com a parceria do SESARAM, EPERAM (Direção de Enfermagem e Serviço de Pedopsiquiatria), da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e ainda com o apoio da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, através do IA Saúde, IP-RAM", acrescenta a mesma nota. 

Implementado e desenvolvido em território continental desde 2009, o Projecto +Contigo é um projeto de intervenção e investigação longitudinal baseado numa intervenção multinível em rede, que apresenta como objetivos específicos a promoção de competências sociais, autoconceito e capacidade de resolução de problemas, o desenvolvimento da assertividade na comunicação, a melhoria na expressão e gestão de emoções, a detetação precoce de situações de distúrbio mental e o fortalecimento das redes de apoio nos serviços de saúde.

O +Contigo oferece uma intervenção em rede, incluindo os profissionais de saúde, os encarregados de educação, os professores e assistentes operacionais e os alunos. Envolve também as estruturas já existentes, criando sinergias ao nível comunitário, esperando ser custo-efetivo para a promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar.