Madeira

Maior navio de cruzeiro registado na Madeira já chegou ao Funchal

'Vasco da Gama', do armador Mystic Cruises, do empresário português Mário Ferreira, faz a estreia na Região, com 275 passageiros

O navio atracou esta manhã, proveniente dos Açores. Soltará amarras ao final do dia, com destino a Marrocos.
O navio atracou esta manhã, proveniente dos Açores. Soltará amarras ao final do dia, com destino a Marrocos., Foto Jorge Freitas Sousa

Já atracou no porto do Funchal o ‘Vasco da Gama’, o mais recente navio a integrar a frota do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). Proveniente da ilha do Pico, nos Açores, o cruzeiro faz assim a sua  escala inaugural na Madeira, transportando 275 passageiros.

Conforme o DIÁRIO avança na edição impressa, a bordo chegam também 443 tripulantes, neste que é o maior navio de cruzeiro com bandeira portuguesa, adquirida há precisamente um ano, em leilão, pela Mystic Cruises que é detida pelo empresário português Mário Ferreira.

Com tonelagem de arqueação bruta de 55.451 toneladas, os seus 219 metros de comprimento e 30,8 metros de boca e 40 metros de altura, fazem do ‘Vasco da Gama’, que completa 30 anos de actividade em 2022, o maior navio da companhia e, ao mesmo tempo, o maior navio de cruzeiro efectivamente português.

O Registo Internacional de Navios da Madeira tem, actualmente, 12 navios de cruzeiro registados e o ‘Vasco da Gama’ com os seus 14 pisos (9 para usufruto dos passageiros), seis restaurantes, salas de espectáculos, cinema, casino, piscinas, campos de ténis, voleibol e basquetebol, ginásio, Spa e, claro, bares e esplanadas, tudo para receber até mil passageiros (antes a capacidade máxima era de 1.258 passageiros e 557 tripulantes). Ou seja, nesta viagem chega com 27,5% da capacidade de turistas e 79,5% dos tripulantes.

Nas suas 600 cabines vista-mar e varanda própria, o navio tem ainda 120 cabines superiores ‘premium’, 29 ‘deluxe suites’ e o topo de gama, uma ‘royal penthouse suíte’ que pode custar mais de 6 mil euros por 11 dias na próxima viagem que o navio fizer, em Novembro, com passagem pela Madeira.

O navio acostou pelas 8 horas desta terça-feira e sai logo à tarde, pelas 18 horas, rumo a Marrocos.