Madeira

Ricardo Franco critica “hipocrisia” de Albuquerque

None

No primeiro discurso logo após a tomada de posse para o terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal de Machico, o socialista Ricardo Franco teceu duras críticas dirigidas ao presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, embora sem alguma vez ter referido o nome desse “alguém”.

Na varanda dos Paços do Concelho e falando à população presente, o reeleito presidente da Câmara não deixou de destacar “a vitória expressiva do PS”, mas também fez questão de abordar a “evolução da maturidade democrática” para apontar ‘a mira’ à Quinta Vigia, que não se fez representar na cerimónia realizada ao início da tarde de hoje.

Por falar em maturidade democrática, lamentou: “Infelizmente há sempre um senão.

Há sempre alguém que destoa de alguns princípios que são caros à democracia como a cooperação, a solidariedade, o profícuo relacionamento institucional, a subsidiariedade, etc.”, começou por dizer.

Para que não ficassem dúvidas, explicou depois que esta conversa tinha a ver com alguém que não estava presente na cerimónia, “talvez nem faça a mínima diferença. Tem o valor que se lhe queira dar”, desabafou.

Mas fez questão de deixar registado que não quer “compactuar com hipocrisias” para denunciar quem era esse alguém.

“Acham normal que o dito alguém com a responsabilidade e a representatividade que tem se recuse a receber o presidente da Câmara de Machico, que representa o município, as suas populações e os seus problemas e que também é parte integrante da RAM? Será normal que um pedido de audiência feito a 28 de Outubro de 2019 e após várias insistências não tenha tido qualquer resposta ou explicação até hoje?”. Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico

Estavam dissipadas as dúvidas. “Como diz o povo, as atitudes ficam para quem as pratica”.

Mas fez questão de reafirmar ainda em jeito de recado endereçado ao Governo Regional.

“Não somos hipócritas e não aceitamos dualismos ou discriminações nem atitudes de desrespeito e de desvalorização do poder local, e mesmo que esse alguém tenha dificuldade em aceitar, a verdade é que temos toda a legitimidade democrática para estar aqui, pelo menos por mais quatro anos” Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico

Nesta cerimónia, além da presença de presidentes de câmara e assembleias municipais, também marcou presença o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.