Carta ao nosso Presidente da Republica e ao nosso Primeiro-ministro e governo Português

Sou do Porto, nascido e criado, contudo por força das circunstâncias da vida, vim trabalhar e viver para a Região Autónoma da Madeira em 2006 até aos dias de hoje.

Infelizmente, todos vivemos uma situação pandémica, que afecta todos os sectores e todos sem excepção.

Sinto desde que cá cheguei à Ilha da Madeira, como cidadão Português, as guerras políticas entre a Madeira e o continente, as discrepâncias sócioeconómicas um desprezo exacerbado por parte do Governo Central, relativo às Ilhas (Regiões Autónomas) é uma realidade.

É de lamentar que apesar da situação actual, não haja transparência politica. Os governantes existem para gerir um país, e não para o dividir.

Somos parte integrante da Comunidade Europeia, e os apoios de que a nossa Ilha da Madeira, Porto Santo e todas as Ilhas dos Açores necessitam das verbas de apoios que lhes são destinadas.

Apoios à manutenção de postos de trabalho, das pequenas e médias empresas, e de outras verbas deveras necessárias.

Como é de conhecimento de todos, somos regiões insulares que dependem de quem nos visita e cuja nossa actividade económica dependem do Turismo, e que sabemos que os mercados emissores devida á situação pandémica, são practicamente inexistentes.

Até agora e de foro público, os apoios económicos do governo da Republica tem sido quase nulos. Pergunto, se não somo todos Portugueses?

Onde está a solidariedade do governo português para com as regiões autónomas?

O caos, o desemprego, a precariedade está se a instalar, e novamente pergunto, como cidadão, quando, quais e como vão ser os apoios necessários e merecidos, face ao esforço feito relativo às populações destas regiões insulares.

Sem mais,

Bem haja

João Bento

Fechar Menu