Turismo

Reino Unido cria “corredores de viagens regionais”

O Reino Unido vai introduzir “corredores de viagens regionais”, anunciou ontem, dia 7 de Setembro, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, numa declaração no parlamento britânico.

“Este desenvolvimento vai ajudar a impulsionar a indústria de viagens do Reino Unido, enquanto continua a manter a proteção máxima à saúde pública, permitindo que a população viagem de forma segura”, justificou.

A medida significa que a isenção de quarentena na chegada a Inglaterra pode ser aplicada de forma diferente a ilhas e território continental de um mesmo país, caso tenham taxas de infecção divergentes, como acontece no caso da Madeira e de Portugal continental.

O sector do turismo já tinha instado o governo britânico a flexibilizar a aplicação da quarentena, com os governos inglês, do País de Gales e Escócia a divergirem na sua estratégia. O País de Gales removeu Portugal continental da lista de territórios seguros, mantendo as ilhas da Madeira e dos Açores nos corredores verdes.

Por cá, a decisão também já havia suscitado críticas, nomeadamente do Secretário Regional de Turismo e Cultura, para quem a situação epidemiológica em Portugal continental penalizava a Região.

Com a introdução destes novos “corredores de viagens regionais”, será assim possível que regiões de um mesmo país tenham tratamentos diferentes, quando se trata de fazer ou não quarentena à chegada do Reino Unido.