Madeira

Conselho Económico e da Concertação Social aprova parecer favorável ao PDES 2030

None

Apenas com um voto contra e uma abstenção, o Conselho Económico e da Concertação Social aprovou um parecer favorável ao Plano de Desenvolvimento Económico e Social 2030, apresentado pelo Governo Regional.

O conselho, presidido por Ivo Correia, reuniu-se, hoje, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira e analisou as alterações introduzidas no plano do Governo, depois das várias consultas levadas a cabo.

"O Plano de Desenvolvimento Económico e Social para a Região Autónoma da Madeira no horizonte 2030 tem como finalidade basilar dotar a Região de um instrumento orientador de desenvolvimento económico, social e territorial para o referido período. Com este objectivo, o documento apresenta os desafios estratégicos, a estratégia regional Madeira 2030 e as prioridades de actuação das políticas públicas regionais, tendo por suporte um diagnóstico de um vasto conjunto de domínios de intervenção", pode ler-se no comunicado emitido pelo Conselho Económico.

O parecer emitido vai incluir recomendações adicionais, entre elas a necessidade de criar medidas para minimizar a dependência da Região do transporte aéreo e marítimo e o reforço das soluções para aproveitamento e distribuição da água.

O conselho alerta, também, para a necessidade deste plano "reflectir melhor as opções do CINM, o Registo de Navios e a nossa defesa enquanto RUP".

"Nececessidade de uma aposta no transporte de apoio ao turismo que vise a não dependência a outros aeroportos nacionais, mas directos com os mercados emissores", é outra recomendação, tal como a possibilidade destes planos terem metas mensuráveis.

Fechar Menu