Desporto

Dia da Inclusão pelo Desporto

Evento acontece amanhã no Centro Desportivo da Madeira

None

Iniciativa está inserida no programa da Semana Europeia do Desporto e denominada 'Dia da Inclusão pelo Desporto'.

O Centro Desportivo da Madeira, localizado na Ribeira Brava e pertencente à ‘Ponta do Oeste - Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste, S.A.’, dinamiza amanhã, dia 30 de setembro, uma atividade desportiva inclusiva, inserida no programa da Semana Europeia do Desporto e denominada “Dia da Inclusão pelo Desporto”.

Esta atividade tem como objetivo a promoção da atividade física e desportiva e a sensibilização para a inclusão social. Sendo o desporto um meio por excelência de sensibilização para estas causas, a organização do evento conta com a participação de cerca de 100 pessoas, entre elas os utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente e Câmara de Lobos, bem como de grupos de utentes da Associação Desportiva do Campanário e população em geral.

Os Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) são respostas sociais destinadas a pessoas com deficiências e incapacidades, tendo como principal objetivo promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade, através do desempenho de atividades socialmente úteis, sempre que possível na comunidade, com vista ao desenvolvimento das suas capacidades, como seres ativos, criativos e criadores.

Nivalda Gonçalves, presidente da ‘Ponta do Oeste’, realça a importância de promover este tipo de iniciativas, visto que é fundamental a interação de diferentes públicos e proporcionar a possibilidade de estar em contacto com várias modalidades desportivas.

As atividades decorrem ao longo do dia, tendo sido planeadas de forma a evitar aglomerações de pessoas, tendo em conta o cumprimento das normas sanitárias em vigor, no contexto da pandemia da COVID-19.

De entre as atividades a serem desenvolvidas, destacamos o Boccia, ioga, mini-golf, desportos de raquetes, aulas de ginástica adaptada e peddy-papper, de forma oferecer aos participantes um leque variado de experiências, que sejam enriquecedoras para os utentes dos CAO’s e sensibilizadoras para a causa da inclusão.

Fechar Menu