Madeira

Arquitectos madeirenses recebem Bolsa de Investigação 'Cidade e Arquitectura'

O Programa Millennium de Bolsas de Investigação é um projecto da Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e com o apoio da Fundação Millennium BCP

None

O projecto 'Linha Guia e Espaço Comum – Leituras da figuração da água no Sistema de Aproveitamento dos Tornos', dos arquitectos madeirenses Ana Rita Serra e Silva e Luís Filipe Andrade Fernandes, foi um dos vencedores do Programa Millennium de Bolsas de Investigação 'Cidade e Arquitectura'.

Trata-se de um programa lançado a nível nacional, entendido como um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, com a duração de três meses. O programa atribui uma bolsa no valor de 2.250 euros por projecto, e está orientado para jovens arquitectos até aos 35 anos de idade, residentes em Portugal, oriundos de todos os estabelecimentos de ensino superior e inscritos na Ordem dos Arquitectos.

Este ano foram apresentadas a concurso 28 candidaturas, distribuídas pelas cidades de: Cascais, Mafra, Maia, Matosinhos, Porto, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e Funchal (que submeteu três candidaturas).

O Júri Científico composto por: Álvaro Domingues, geógrafo e professor e investigador na FAUP; pela arquitecta Filipa Serpa, representante do Conselho Directivo Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos e pela arquitecta Marta Oliveira, representante do Conselho Diretivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, realizou a primeira reunião pelo que estão já em curso os trabalhos de investigação.

O júri acompanha os jovens bolseiros até à conclusão do trabalho, prevista para fim de Dezembro, havendo depois uma exposição itinerante pelos 8 municípios vencedores.

Esta é a 3.ª edição deste programa organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos, com o apoio da Fundação Millennium BCP, e com a colaboração das autarquias.

Fechar Menu