Mundo

Mais de 150 "Bolsonaros" e "Lulas" participarão nas municipais do Brasil

None

Mais de 150 candidatos a prefeitos e vereadores para as eleições municipais brasileiras decidiram associar-se ao Presidente, Jair Bolsonaro, ou ao ex-chefe de Estado Lula da Silva, e registaram as suas candidaturas com os sobrenomes dos políticos.

Dos 526.593 candidatos a prefeitos e vereadores, um total de 156 "Bolsonaros" e "Lulas" participarão nas eleições de 15 de novembro, segundo dados recolhidos pelo portal de notícias G1 com base em informações eleitorais.

No registo perante a justiça eleitoral, que foi oficializado no domingo, 82 candidatos a vereador e dois a prefeito irão apresentar-se na campanha com o apelido Bolsonaro, enquanto que outros 76 aspirantes a chegar às câmaras municipais e dois com intenção de ocupar o gabinete do prefeito vão levarão o sobrenome de Lula.

No caso de Bolsonaro, um candidato a vereador do Laranjal do Jarí, pequeno município de 39 mil habitantes do estado amazónico do Amapá, foi registado como Jair Bolsonaro, porque o seu primeiro nome é o mesmo do chefe de Estado, e acabou por acrescentar o sobrenome do Presidente.

Em Brusque, cidade do estado de Santa Catarina, outro candidato a vereador oficializou a sua campanha com o nome de Donald Trump Bolsonaro.

Entre os "Bolsonaros" também figuram um dos filhos do Presidente, Carlos, e Regina Bolsonaro, ex-mulher do chefe de Estado e mãe do seu quarto descendente.

Carlos Bolsonaro, que procurará a reeleição, e a sua ex-madrasta vão disputar uma das 50 cadeiras para vereadores do Rio de Janeiro.

Em 2018, além do atual Presidente, os seus filhos Flávio e Eduardo foram eleitos, respetivamente pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, como senador e deputado federal com a maior votação no país.

O amigo do chefe de Estado e militar da reserva Hélio Lopes, que antes havia disputado sem sucesso as eleições com o nome de Hélio Negão, participou na disputa de 2018 com o nome de Hélio Bolsonaro e obteve a maior votação para deputado federal pelo estado de Rio de Janeiro.

Quatro outros candidatos a vereador adotaram o sobrenome Moro, em referência ao ex-ministro da Justiça e antigo juiz federal Sergio Moro, um dos principais rostos da operação anticorrupção Lava Jato.

A primeira volta das eleições municipais brasileiras para eleger ou reeleger prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do país está marcada para 15 de novembro, e contará com o maior número de candidatos da história do país.

Fechar Menu