Madeira

Funchal investe 600 mil euros a repavimentar 14 estradas

Miguel Silva Gouveia anunciou estes investimentos no decorrer da prestação de contas aos deputados municipais

Foto Helder Santos/Aspress
Foto Helder Santos/Aspress

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, anunciou, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, que a Autarquia adjudicou, via concurso público, uma empreitada que vai assegurar a repavimentação de um total de 14 arruamentos municipais, num investimento que ascende a 600 mil euros. A intervenção abrange quase todas as freguesias do Funchal (9) e será executada até ao primeiro trimestre de 2021.

O Presidente Miguel Silva Gouveia considerou que “o investimento em acessibilidades é estrutural para a cidade, não só com novos acessos, mas desde logo com a garantia das melhores condições possíveis na rede viária existente. O Funchal é uma cidade com assimetrias entre a Baixa e as zonas altas, pelo que ao longo dos últimos anos temos procurado fazer um investimento equilibrado, que ajude a combater essas assimetrias e garanta boas condições de mobilidade e segurança a residentes e trabalhadores. Assim sendo, voltamos a apresentar este ano um plano de repavimentações que abrange mais de 7 km de estradas por todo o concelho.”

"Este tipo de empreitadas traduz aquele que é um trabalho de planeamento muitas vezes invisível e a capacidade de gerir recursos escassos, recorrendo, para o efeito, a boas práticas concorrenciais como os concursos públicos, que, além da transparência, nos permitem baixar os custos gerais da empreitada. Num ano em que tivemos o Orçamento Municipal chumbado por PSD e CDS, continuamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para encontrar soluções que tragam benefícios ao quotidiano dos funchalenses.”

Miguel Silva Gouveia recordou também “a aposta do atual Executivo num programa municipal de repavimentações ao longo dos últimos anos, o que já levou ao asfaltamento de dezenas de ruas e caminhos, em especial nas zonas altas do Funchal, sendo que nalguns casos, não havia memória da última repavimentação que havia sido feita nessas estradas. A beneficiação da rede viária do concelho é um trabalho que nunca acaba, mas ao qual nos temos dedicado anualmente, sabendo a diferença que boas acessibilidades fazem no dia-a-dia das pessoas. A comunidade tem reconhecido este trabalho.”

Entre as principais intervenções na corrente empreitada, destacam-se as recargas betuminosas previstas para a Estrada Conde de Carvalhal (S. Gonçalo), o Caminho das Courelas (Santo António) e o Caminho das Virtudes (São Martinho). As freguesias de Santo António e de São Martinho, as maiores do Funchal, são aquelas onde se verificam o maior número de intervenções (3 em cada), seguindo-se São Gonçalo, com duas. Igualmente asseguradas com a atual empreitada ficam repavimentações em São Roque, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Imaculado Coração de Maria e São Pedro.

Fechar Menu