5 Sentidos

Oficina de Teatro Clube PT leva 'roupa suja' a palco dia 25 de Setembro

A comédia 'Roupa Soventa Barrela-se à Porta', da autoria de Óscar Fernandes, estreia, às 21 horas, no Auditório João Victor Costa, Estreito de Câmara de Lobos,

None

A Oficina de Teatro Clube PT estreia, no próximo dia em 25 de Setembro, no Auditório João Victor Costa (Estreito de Câmara de Lobos), pelas 21 horas, o seu mais recente trabalho intitulado 'Roupa Soventa Barrela-se à Porta'.

Trata-se de um espectáculo de comédia da autoria de Óscar Fernandes e segue na linha do seu anterior trabalho, 'A Herança de Faustino Miséria' que, elencada pelos mesmos personagens, tem também como pano de fundo a imaginária aldeia da Fajã do Lombo, desta feita com um lavadouro público como cenário.

Na comédia 'Roupa Soventa Barrela-se à Porta', que promete mais de uma hora de bom humor, o autor privilegia o uso de expressões e termos dialetais outrora correntes na ilha, hoje bem menos utilizados, e muitos entretanto caídos em desuso no léxico popular madeirense. É disso exemplo o próprio título que, numa oralidade mais actual poder-se-ia traduzir como 'Roupa Suja Lava-se em Casa'.

A peça tem a encenação e direcção artística a cargo de Zé Abreu e, em palco, conta com os actores: Neli Sousa, Ivone Flor, Inês Perdigão, Elisabete Rosa, Lucília Ferreira, Lídia Abreu, Amarília Teixeira, Vítor Mendonça, Rodrigo Aguiar, Maria Rita, Óscar Fernandes e Bernardete Vasco.

Com a operação de som a cargo de Diogo Abreu e a operação de luz sob a responsabilidade de Vitória Francisca, o espectáculo conta com reposição nos dois dias seguintes, com duas sessões em cada.

No sábado, dia 26, as representações ocorrerão às 18 e às 21 horas e, no domingo, 27, às 17 e às 20 horas.

A entrada é livre, mas sujeita a marcação prévia (para o número: 924 380 170). O uso de máscara em todo o recinto é obrigatório.

Este evento tem o apoio do município de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Sinopse:

É no lavadouro público da Fajã do Lombo que as mulheres do sítio se reunem diariamente para lavar a roupa suja. Literal e metaforicamente.

O namoro de Lurdinhas com o soldado Jacintinho e o “acidente” no Abismo da Canavieira lançam a Fajã do Lombo na maior confusão, o que dá origem a um não mais acabar de equívocos, que cada um interpreta à sua maneira.

E são estes mal-entendidos, aliados aos mitos e crenças que alimentam o imaginário e as superstições do povo do lugar, que dão origem à mais insidiosa maledicência consubstanciada num tropel de inverdades tecidas com inusitado engenho pelas criativas e experientes “línguas afiadas”, movidas pela inveja, pela maldade ou pelo simples hábito de maldizer.

Sobre o Oficina de Teatro Clube PT:

Decorria o ano de 2004 quando um grupo de associados do Clube PT, amantes do teatro, se juntou com um propósito: aprender mais sobre a nobre arte de representar, com vista a formar um grupo de teatro.

Assim, em Janeiro de 2005, é levada à cena o primeiro trabalho do grupo – 'O Soldado Vigilante', um original de Miguel de Cervantes, que, ao longo desse ano percorreu dezenas de palcos na ilha, tendo sido ainda representada em Porto Santo, Évora e Porto.

Inicialmente, a formação e orientação deste grupo amador composto por colaboradores da Portugal Telecom, esteve entregue ao conhecido actor e encenador Eduardo Luiz, que mais tarde se fez substituir pelo também encenador e actor Zé Abreu, cujo trabalho começou por fazer-se notar na peça 'A Maldita Roleta Tramou-me', um texto original de Mário Pyrro, com adaptação do próprio Zé Abreu, tendo estreado em 2007, com várias representações na ilha, e uma representação em Lisboa.

O desafio seguinte da 'Oficina' foi levar a cena a peça de Frederico Garcia Lorca 'Yerma'. Este trabalho teve a sua estreia em 2009 no Auditório da RDP, e com ele fizeram-se outros seis espectáculos. A convite da organização do '3.º Encontro Regional de Teatro das Casas do Povo da RAM' , em Santa Cruz,  a Oficina de Teatro do Clube PT encerrou o certame precisamente com o drama de Lorca 'Yerma'.

Dois anos mais tarde, em 2011, estreia-se no Cine Teatro de Santo António a peça 'Bendito Seja o Homem entre as Mulheres', um texto inédito da autoria de Zé Abreu, de que se fizeram também varias representações, incluindo uma em parceria com a 'Liga Portuguesa Contra o Cancro' e outra em benefício da Associação Acreditar.

Em 2014, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, este grupo estreia no dia 27 de Março a peça 'A Herança de Faustino Miséria', da autoria de Óscar Fernandes, no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, repondo-a nos dois dias seguintes, esgotando a lotação nos três espectáculos.

Este trabalho, uma comédia focada na oralidade, tradições, usos e costumes da ilha, representou o grupo no Festival de Teatro 'Felizmente Há Lumiar', em Lisboa, na edição de 2017. A peça foi também representada no Cine Teatro de Santo António, Centro Cultural John dos Passos, Auditório do Centro Paroquial de Santa Cruz, Salões paroquiais da Visitação, Calheta, Santana e Encarnação, Escola Agrícola de São Vicente, Centro Cívico de Machico, Teatro Municipal Baltasar Dias e Teatro Ribeiragrandense em São Miguel, Açores.

'Minhas Ricas Sogras', uma comédia inspirada nas tradições e costumes das culturas poligâmicas, da autoria de Óscar Fernandes, também encenada por Zé Abreu, estreia-se em 6 de Março de 2016 no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, tendo percorrido depois diversos palcos, entre os quais o do Centro Cultural John dos Passos e Teatro Municipal Baltazar Dias.

Em 4 de Maio de 2018 dá-se na Casa da Cultura de Câmara de Lobos a estreia de 'Palavras Sentidas', uma performance poetico-teatral.. Este trabalho viria também a ser apresentado no Centro Cultural John dos Passos em 9 de Junho de 2018.

'Rometa & Julieu' foi uma comédia adaptada pelo grupo a partir de William Shakespeare que se estreou no Auditório João Victor Costa a 14 de Junho de 2019. Em 20 de Julho do mesmo ano, a Oficina de Teatro participou com este trabalho no I Encontro de Teatro Clube PT, desta feita na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Fechar Menu