Madeira

Funchal tem mais 11 postos de carregamento para veículos eléctricos

None

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal inaugurou, esta amanhã, 11 novos postos de carregamento para veículos eléctricos, assinalando o lançamento da Semana da Mobilidade, sob o mote ‘Zero Emissões, Mobilidade Para Todos’.

Os pontos de carregamento resultam de uma candidatura ao abrigo do Programa Operacional Madeira 14-20 (FEDER), num investimento de 90 mil euros cofinanciado pelo FEDER.

Miguel Silva Gouveia explicou que os 11 novos postos, dispersos por todo o concelho, permitem o carregamento de 22 automóveis eléctricos em simultâneo, cumprindo um dos “pilares estratégicos de actuação do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS-Funchal) que procura desempenhar um papel decisivo no processo de diminuição dos efeitos decorrentes das emissões de poluentes”.

Os postos operam a uma potência máxima de 22KW por tomada e estão acessíveis aos detentores de cartões Comercializadores de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME) que se encontram disponíveis em diversas áreas do Município, podendo ser consultados na APP ‘Município do Funchal’.

Segundo o autarca, o Funchal tem vindo a apostar na mobilidade eléctrica de modo a que esta seja “uma realidade em crescendo na nossa cidade”. Ciente de que que este é o caminho que vai proporcionar melhor qualidade de vida  aos cidadãos e preservar o ambiente, a Câmara Municipal assumirá as taxas de operação de carregamento, cobrando apenas a energia eléctrica consumida. Uma “medida de incentivo sustentável à adesão de uma maior mobilidade eléctrica”, adiantou o Presidente.

Miguel Silva Gouveia recorda, por fim, que “simultaneamente ao investimento na rede de postos de carregamento, a Autarquia promove a ‘Tarifa Verde’, um incentivo tarifário que proporciona aos utilizadores de veículos eléctricos a possibilidade de estacionarem gratuitamente na rede de parcómetros do Município, tendo sido emitidod, desde 2015, 219 cartões ao abrigo desta  Tarifa.

Recorde-se que a Semana da Mobilidade 2020 decorre até ao próximo dia 22 de Setembro destacando-se a videoconferência ‘A Mobilidade no Funchal: Acções de Revitalização Urbana e Estratégias de Promoção aos Modos Suaves’, que será transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal do Funchal no dia 18.

O programa contempla também uma exposição de veículos 100% Elétricos, que ficará patente na Praça do Município, a publicação de vídeos e suplementos informativos e o lançamento de Rotas Pedonais e Turísticas na APP "Município do Funchal".

Fechar Menu