Madeira

Produção de lúpulo na Madeira revela novo potencial

Experiência feita no Monte atesta o êxito da aposta que irá triplicar no próximo ano. Objectivo é atingir os 200 quilos de lúpulo por ano para garantir a produção de 60 mil litros de cerveja artesanal

None

A cerca de 500 metros de altitude, na freguesia do Monte, está localizada a única produção de lúpulo existente na Madeira.

A planta tradicionalmente usada na fabricaçāo da cerveja, que “em teoria não daria na Madeira” mas a experiência feita nos últimos três anos pelo empresário João Gramilho, que é também proprietário do restaurante cervejaria Beerhouse, na frente-mar do Funchal, veio provar que afinal na Madeira “dá tudo”, conclui o próprio.

A pequena quantidade produzida no primeiro ano permitiu fazer uma pequena produção de cerveja, o que entusiasmou o empresário. Tanto que no último ano já melhorou as condições para a produção de lúpulo, planta que atinge os seis metros ou mais metros de altura.

Em 2019 “conseguimos tirar cerca de 20 quilos de lúpulo”, quantidade que permitiu produzir cerca de 18 mil litros de cerveja e criar a cerveja ‘Monte Series’, nome inspirado na própria localização da plantação pioneira na Madeira. E com a particularidade de ter um aroma com “notas de pêssego”, diferente dos aromas ‘normais’.

Este ano a estimativa é pelo menos duplicar a quantidade de lúpulo. “Entre os 40 a 50 quilos” aponta, quantidade que já dará para assegurar a produção normal da referida cerveja durante todo o ano.

No terreno com uma área cultivável de 5.800 metros quadrados que João Gramilho possui na freguesia alta do Funchal, uma das suas principais produções é a de lúpulo, numa área de cerca de 500 metros quadrados. Que prevê aumentar já no próximo ano com “pelo menos mais 600 plantas”, num terreno sobranceiro onde já fez a experiência que “funcionou” com lúpulo.

Com este reforço e depois dos três anos para a planta atingir a maturidade, espera poder colher anualmente “pelo menos 200 quilos” que “dará para cerca de 60 mil litros [de cerveja]”. Produção suficiente para assegurar uma das matérias-primas utilizada na cerveja (artesanal) que é produzida no Beerhouse.

Ainda este ano outra aposta do empresário passa por melhorar a acessibilidade à plantação de modo a criar condições de visita à propriedade que é única e tem despertado curiosidade.

Dados revelados esta manhã durante a visita do presidente do Governo Regional.

Miguel Albuquerque elogiou a “experiência muito interessante”, não apenas por ser única na Região, mas também por ser “a demonstração que a Madeira consegue produzir todas as espécies vegetais, incluindo o lúpulo”.

O empresário agrícola, João Gramilho, cultiva também: pessegueiro inglês (lúcia-lima), batata, batata-doce, milho, feijão-verde, abóbora, pimpinela, cenoura, alface, pepino, tomate. E ainda tem várias árvores de fruto.

Presentemente o empresário está a proceder a experiências ao nível da produção de batata-doce e de batata, usando exclusivamente o dreche (grão que fica após a brassagem da cerveja) como fertilizante.

Outra das experiências em curso é a da colocação do dreche com água durante 48 horas, para depois o mesmo ser coado, usando o líquido para regar alguns pés de lúpulo.

A ideia será ver até que ponto este produto será um óptimo fertilizante biológico para as plantas.

Fechar Menu