Boa Vida

Cinco sugestões de leitura na sua ‘Hora da Boa Vida’

None

Na sua ‘Hora da Boa Vida’ desta segunda-feira, dia 31 de Agosto, seleccionámos cinco novidades literárias, lançadas em Agosto, para desfrutar na praia, se ainda está de férias, ou como ‘leitura de cabeceira’ para relaxar após um dia de trabalho.

‘O Que É Amar um País. O Poder da Esperança’,

de Tolentino Mendonça

Na sua mais recente obra, o cardeal madeirense reflecte sobre três temas essenciais para a actualidade portuguesa, num tempo em que o confinamento convida a reencontrarmo-nos enquanto indivíduos e comunidade.

  • O que é amar um país

No primeiro tema é abordado o discurso de José Tolentino Mendonça nas cerimónias do Dia de Portugal a 10 de junho de 2020, aqui publicado na íntegra.

  • Qual o sentido da palavra ‘esperança’ em tempos de pandemia

O segundo tema está na origem de um texto intitulado ‘O Poder da Esperança’, publicado originalmente no início da pandemia, e onde se viaja pelo meio dos clássicos, da filosofia, da teologia e da poesia – como experiências da catástrofe e da terapia de resposta.

  • De que forma a beleza, a graça e a fé podem combater a solidão e a calamidade do nosso tempo

Finalmente, o livro encerra com onze textos dispersos que prolongam a leitura dos livros anteriores de José Tolentino Mendonça em torno da necessidade da beleza e contemplação em tempos de solidão, imprevisibilidade e dor extrema.

“E bem precisávamos de um homem do humanismo e, portanto, da cultura, de um pensador, de um escritor, de um poeta para nos falar da importância dos outros e da sua redescoberta, a começar nas famílias, nas vizinhanças, nas amizades, da atenção aos mais pobres, vulneráveis e dependentes, do pacto entre gerações, tentando ultrapassar o abismo já cavado entre os mais e os menos jovens”. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

‘Sol da Meia Noite’,

de Stephenie Meyer

O tão aguardado regresso ao universo de ‘Crespúsculo’ reconta o romance que encantou milhões de leitores em todo o mundo, adaptado também ao cinema. As 752 páginas de Sol da Meia-Noite, editado em Portugal pela Asa, narram a história do ponto de vista do vampiro Edward Cullen, que se apaixona por Bella Swan e vai finalmente ver a luz do dia.

‘Segunda Fundação’,

de Isaac Asimov

É o terceiro romance publicado da Série Fundação, do mestre da ficção científica Isaac Asimov, eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos.

Acompanha a história de uma Fundação em ruínas, destruída pelo poder mental do Mula, o mutante cuja existência Hari Seldon não conseguiu prever. Mas há rumores de que, algures nos confins da Galáxia, existe uma Segunda Fundação, criada para preservar o conhecimento da Humanidade durante os séculos de barbárie. O Mula não a conseguiu encontrar da primeira vez, mas agora está certo da sua localização. O destino da Fundação reside na jovem Arcadia Darell, com apenas catorze anos, e a braços com um terrível segredo. Enquanto os cientistas se preparam para um confronto final com o Mula, os sobreviventes da Primeira Fundação dão início a uma busca desesperada. Também eles querem que a Segunda Fundação seja destruída… mas por razões completamente diferentes.

‘Os Doentes do Doutor García’,

de Almudena Grandes

Depois da vitória de Franco na Guerra Civil Espanhola, o Doutor Guillermo García Medina continua a viver em Madrid sob uma falsa identidade, a mesma que o salvou de ser fuzilado e que foi um presente de Manuel Arroyo Benítez, um diplomata republicano a quem salvara a vida uns anos antes.

Julgando que nunca mais o veria, acaba por encontrar-se com Manuel em 1946, deixando-se recrutar para uma missão secreta e muito perigosa: a de se infiltrar na rede clandestina de evasão de criminosos de guerra fugidos do Terceiro Reich para a Argentina, dirigida por Clara Stauffer, uma poderosa mulher de nacionalidade alemã e espanhola, a partir do pacato bairro de Argüelles.

Ao mesmo tempo thriller e romance de espionagem, ‘Os Doentes do Doutor García’ é uma emocionante história que parte de acontecimentos reais pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial e o franquismo para construir personagens que representam e evocam um dos momentos históricos mais difíceis do século passado.

‘Neurómitos - Ou o Que Realmente Sabemos Sobre Como Funciona o Nosso Cérebro’,

de Alexandre Castro Caldas e Joana Rato

Será que, como se diz, usamos apenas 10% do nosso cérebro? Ou que os cérebros das mulheres e dos homens são projetados para diferentes tipos de competências? Ou que a emoção e a lógica estão separadas? Vários mitos persistiram ao longo de séculos e noções erradas ainda vigoram na nem sempre certeira sabedoria popular. A essas ideias, o neurocirurgião britânico Alan Crockard chamou, de forma feliz, neuromitos. Será que pessoas mais intuitivas utilizam mais o hemisfério direito do cérebro e pessoas mais analíticas o esquerdo? E será que as crianças ficam hiperativas por consumirem lanches mais açucarados? Ou que existem múltiplas inteligências?

Nestas páginas, o neurologista Alexandre Castro Caldas e a neuropsicóloga Joana Rato desconstroem alguns dos ‘neuromitos’ mais frequentes, para que não fiquemos embrenhados no meio da confusão das suposições, das crenças e das superstições, e esclarecem o leitor quanto ao que realmente sabemos sobre o funcionamento do nosso cérebro.

Fechar Menu