Madeira

Falta de água de rega em Santa Cruz motiva acção de protesto

Edgar Silva diz que o uso dos dinheiros públicos está a ser erradamente aplicado por quem manda

None

A CDU juntou-se, esta manhã, à Comissão de Regantes de Santa Cruz para uma acção de protesto contra a falta de água de rega para a produção agrícola. A iniciativa serviu para entregar à Câmara Municipal um documento reivindicativo e de apelo dos regantes que será também endereçado à empresa pública ARM - Águas e Resíduos da Madeira, tutelada pelo Governo Regional.

Edgar Silva diz que estão em causa dois problemas com grande impacto negativo para os produtores agrícolas: “a falta de água e o facto de, na maior parte dos sítios de Santa Cruz, a água de rega chegar aos terrenos completamente poluída pela descarga de esgotos feita para as levadas”.

pO Coordenador regional da CDU aponta para a falta de “investimento público na criação de uma rede de saneamento básico capaz de resolver o problema das descargas de esgotos para as levadas, que contaminam a água de rega e queimam a produção agrícola”.

Considera “inaceitável” que depois de tantos programas e apoios da União Europeia para o desenvolvimento do mundo rural, factores tão elementares como o direito à água de rega ainda sejam tão profundamente sentidos nesta Região. “Se o direito à água para a agricultura continua a ser uma justa reivindicação dos produtores agrícolas na ilha da Madeira, então isto quer dizer que o uso dos dinheiros públicos está a ser erradamente aplicado, uma vez que continua por resolver o problema do sistema de rega”, afirmou o comunista salientando que os regantes têm visto os seus direitos básicos esquecidos já que “tem existido uma errada definição de prioridades para o desenvolvimento local e regional”.

Fechar Menu